Confiança do consumidor dos EUA cai em setembro com temores sobre mercado de trabalho

A confiança do consumidor dos Estados Unidos caiu inesperadamente em setembro, em meio a preocupações crescentes com a saúde do mercado de trabalho.

O Conference Board disse nesta terça-feira (24) que seu índice de confiança do consumidor caiu para 98,7 este mês, de 105,6 em dado revisado para cima em agosto. A queda foi a maior desde agosto de 2021.

Economistas consultados pela Reuters previam que o índice subiria para 104,0, em relação aos 103,3 de agosto informados anteriormente.

“A deterioração nos principais componentes do índice provavelmente refletiu as preocupações dos consumidores sobre o mercado de trabalho e as reações a menos horas, aumentos mais lentos nas aberturas de vagas, menos vagas em aberto, mesmo que o mercado de trabalho permaneça bastante saudável, com baixo desemprego, poucas demissões e salários elevados”, disse Dana Peterson, economista-chefe do Conference Board.

A parcela de consumidores que consideraram os empregos como “abundantes” caiu para 30,9%, de 32,7% em agosto. Cerca de 18,3% dos consumidores disseram que os empregos eram “difíceis de conseguir”, em comparação com 16,8% no mês passado.

Na semana passada, o Federal Reserve cortou a taxa de juros em 50 pontos-base, para a faixa de 4,75% a 5,00%, a primeira redufederal reção nos custos de empréstimos desde 2020, o que, segundo o chair do Fed, Jerome Powell, teve o objetivo de demonstrar o compromisso das autoridades em manter uma taxa de desemprego baixa.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Confiança do consumidor dos EUA cai em setembro com temores sobre mercado de trabalho no site CNN Brasil.

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