Signos do zodíaco enfeitam igreja católica de Belo Horizonte; conheça as pinturas que dividem espaço com a Via Crucis da São José

A igreja começou a ser construída no começo dos anos 1900 e foi elevada a Santuário em 2021. Símbolos de Capricórnio, Câncer e Touro, por exemplo, estão no mesmo espaço que São José e Nossa Senhora. Símbolo do signo de Capricórnio enfeita um dos vitrais No Santuário São José
Claudiana Costa/Arquivo pessoal
Zodíaco combina com esoterismo, certo? Certo. E com o cristianismo? Também. Prova disso são as 12 constelações e símbolos dos signos pintados nas paredes laterais do Santuário São José, em Belo Horizonte.
A igreja, fundada em 1900 (três anos depois da criação de Belo Horizonte) está cravada no Centro da capital mineira e, além da religiosidade, expõe verdadeiras obras de arte.
Além das pinturas que retratam anjos, santos e a Via Crúcis de Jesus Cristo, há painéis que revelam os 12 signos do zodíaco.
A ornamentação foi feita entre 1911 e 1912 pelo pintor alemão Guilherme Schumacher,
Já o padre José Cláudio Teixeira, reitor do Santuário, não entrou no esoterismo e se limitou a dizer que as pinturas retratam a realeza e a beleza divinas.
“É para dizer que Deus cuida de tudo. Tudo aquilo que existe toca nas mãos de Deus”, explicou.
Peixes (à esquerda)e Aquário(centro) são retratados em pinturas no Santuário São José, em Belo Horizonte
Claudiana Costa/Arquivo pessoal
Naves laterais
As 12 constelações ou signos do zodíaco ficam nas naves laterais. Áries é o primeiro, ao lado da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, até chegar em Virgem.
Do outro lado, ficam os signos de Libra até Peixes, ao lado da Capela de Santo Antônio Afonso Maria de Ligório.
Pinturas sobre signos enfeitam Santuário São José, em Belo Horizonte
Claudiana Costa/Arquivo pessoal
Santuário secular
Antes, Santuário São José chamava-se Igreja São José, que começou a ser construído no início dos anos 1900
Santuário São José/Divulgação
A Paróquia São José foi criada em 27 de janeiro de 1900, por dom Silvério Gomes Pimenta, e entregue aos missionários redentoristas.
A pedra fundamental foi lançada em 20 de abril de 1902, começando a ser utilizada como matriz em 19 de março de 1904. Em 1910, foi construída a escadaria principal e, entre 1911 e 1912, foi pintada.
O templo tem iluminação moderada, que vem dos vitrais coloridos, cuja a composição apresenta formatos geométricos, estrelas e flores.
O projeto arquitetônico do templo foi elaborado por Edgard Nascentes Coelho e as obras dirigidas pelo redentorista holandês Gregório Mulders.
Inaugurada Igreja São José, o templo foi elevado a Santuário, em 19 de março de 2021.
Altar-mor tem pinturas de Jesus, Santa Maria, São José, Espírito Santo de Deus e anjos
Santuário São José/Divulgação
A vida de São José
Em oito quadros, junto ao forro da nave central, é retratada a vida de São José, desde o compromisso com Maria até a morte dele – passando pelo nascimento de Jesus Cristo, a fuga para o Egito, o encontro de Jesus no templo e a profissão de carpinteiro.
No altar, há a representação da Santíssima Trindade no eixo principal, ladeada de figuras de reis, rainhas, bispos, homens e mulheres, além de uma corte de anjos.
A então Igreja São José na década de 1900 em Belo Horizonte
Santuário São José/Divulgação
Dados sobre a construção
Arquiteto: Edgar Nascentes Coelho
Construtor: missionário redentorista Gregório Mulders
Colocação da pedra fundamental: 20 de abril de 1902
Escadarias: projeto e execução do missionário redentorista Verenfrido Vogels
Conclusão das obras: 1912
Pintura: artista alemão Guilherme Schumacher
Vídeos mais assistidos do g1 Minas
a
Adicionar aos favoritos o Link permanente.