Hérnia umbilical: entenda condição que afeta Viviane Araújo

Após publicar um vídeo ensaiando com a bateria da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro nesta semana, a atriz Viviane Araújo, 49, recebeu alguns comentários sobre sua hérnia umbilical nas redes sociais.

Ela rebateu as falas de alguns internautas e explicou que já operou essa hérnia duas vezes, mas a condição voltou após sua gravidez e precisará de uma nova operação, mas não tem tempo para isso agora entre os ensaios para o Carnaval 2025 e as gravações da novela “Volta Por Cima”.

Viviane disse que, embora a hérnia umbilical possa chamar a atenção esteticamente, ela está bem e prefere que os seus fãs foquem nos ensaios da escola de samba em vez de detalhes de seu corpo.

O que é uma hérnia umbilical?

Uma hérnia ocorre quando um buraco em um tecido permite que um órgão saia “para fora” da cavidade que deveria contê-lo. No caso da hérnia umbilical, o buraco ocorre na parede abdominal, perto da região do umbigo, permitindo que os órgãos se projetem para fora do abdômen.

O cirurgião de hérnia e presidente da Sociedade Brasileira de Hérnia da Parede Abdominal (SBH), Gustavo Soares, explicou que é normal que uma gravidez desencadeie a volta de uma hérnia umbilical, como foi o caso de Viviane Araújo.

“Durante a gestação há um aumento do volume abdominal por conta do crescimento uterino, este aumento pode ocasionar uma recidiva, a volta da hérnia”, disse ele.

Soares ainda acrescentou que toda hérnia operada possui chances de apresentar uma recidiva: “No caso da hérnia umbilical estimamos que a recidiva ocorra em torno de 8% [dos casos].”

Qual o tratamento de hérnia umbilical?

O tratamento da hérnia umbilical é feito de maneira cirúrgica, para reparar a parede abdominal.

“Toda hérnia deve ser avaliada por um médico cirurgião, porque há o risco de ter o encarceramento da mesma. Este fato ocorre quando a hérnia fica presa e não retorna para cavidade abdominal, sendo necessária uma cirurgia de urgência”, explicou o médico.

Segundo Soares, a hérnia de Viviane Araújo não apresenta riscos caso a paciente esteja assintomática e sem dor, mas é preciso que a musa seja avaliada por um médico cirurgião, já que o desfile de Carnaval requer muito esforço físico e pode desencadear um encarceramento da hérnia.

Carnaval: como desfilar em uma escola de samba em 2025?

Este conteúdo foi originalmente publicado em Hérnia umbilical: entenda condição que afeta Viviane Araújo no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.