Rússia sofre ataque com drones marítimos no Mar Negro pelo segundo dia seguido

Na mira ucraniana, um navio petroleiro que operava perto da península da Crimeia, região invadida pela Rússia há quase 10 anos. É o segundo ataque desse tipo nas últimas 24 horas. Rússia sofre novo ataque com drone marítimo no Mar Negro
Pelo segundo dia seguido, a Rússia sofreu um ataque com drones marítimos no Mar Negro. Desta vez, o alvo foi um petroleiro.
Na mira do ataque ucraniano, o navio petroleiro SIG, que operava no Mar Negro perto da península da Crimeia. A agência de notícias Reuters publicou um vídeo que, segundo uma fonte do Serviço de Inteligência da Ucrânia, mostra o momento exato da aproximação. A câmera está acoplada sobre um drone marítimo, que é uma pequena embarcação, guiada de forma remota, cheia de explosivos. O equipamento manobra, acelera e atinge o petroleiro russo.
É o segundo ataque desse tipo só nas últimas 24 horas. Na sexta-feira (4), um outro navio, utilizado para transportar equipamentos militares da Rússia, também foi atingido. Um relatório do Ministério da Defesa do Reino Unido classificou essa explosão como “significativa”. Destruir a infraestrutura que abastece as tropas russas é uma das metas da contraofensiva da Ucrânia.
O presidente Volodymyr Zelensky elogiou os esforços para a construção de um acordo de paz que está sendo negociado na Arábia Saudita neste fim de semana. O encontro reúne representantes de 40 países – incluindo China, Estados Unidos e Brasil.
“O fim do conflito vai reestabelecer o respeito às leis internacionais e beneficiar o mundo todo”, disse Zelensky.
A Rússia não participa da conferência. Mas o Kremlin diz que está acompanhando de perto o que está sendo discutido. No momento, russos e ucranianos descartam uma negociação direta.
O presidente da Ucrânia afirmou na noite deste sábado (5) que um bombardeio russo atingiu um centro de transfusão de sangue em um vilarejo no nordeste do país, e que há mortos e feridos. Bombeiros trabalham no combate às chamas e procuram por vítimas. O Kremlin ainda não comentou este ataque.
LEIA TAMBÉM
Rússia e Ucrânia trocam acusações sobre o ataque a um navio de guerra
Por que a Rússia não consegue conter ataques de drones?
Por que a contraofensiva ucraniana contra a Rússia está mais lenta que o esperado
Adicionar aos favoritos o Link permanente.