Sabiazinho-norte-americano é registrado pela primeira vez em Delfim Moreira, MG


Guia de turismo realiza primeiro registro do migrante para a cidade, enquanto conduzia uma expedição para observar aves. Vídeo mostra sabiazinho-norte-americano em Minas Gerais
O que era para ser mais um dia comum de observação de aves em Delfim Moreira (MG) se transformou em um marco para a cidade. Enquanto guiava seu cliente Klauss Moura, o biólogo e guia de turismo, Silvander Mendes, avistou algo nunca visto antes no local pelas lentes do seu binóculo: um sabiázinho-norte-americano (Catharus fuscescens).
“O cliente tinha algumas espécies alvo nesta ocasião e enquanto eu tentava atrair uma dessas aves, sempre com auxílio no binóculo, eis que enxergo pelas lentes algo totalmente diferente do habitual e então eu disse: ‘Fotografa. Fotografa e não perde ele de vista’”, diz Silvander.
Sabiazinho-norte-americano registrado em Delfim Moreira (MG)
Silvander Mendes
Essa ave é migratória e se reproduz no hemisfério norte e no inverno migra para países do hemisfério sul, podendo ser encontrada no Brasil em vários estados. Na cidade do interior de Minas Gerais, porém, essa ave ainda nunca havia sido registrada.
“Quando vi a ave, na hora já sabia do que se tratava e por isso a euforia foi instantânea. Seus registros são raros e por isso fiquei bastante satisfeito e feliz com esse encontro, haja vista que para o estado de Minas foi apenas o sétimo registro”, explica o guia.
Sabiazinho-norte-americano registrado em Delfim Moreira (MG)
Silvander Mendes
Além do registro, Silvander conta que tem monitorado a presença da ave no local por cerca de duas semanas.
“A ave segue no mesmo ponto, uma área com presença de pinus e eucaliptos, mas com presença de uma fruteira nativa, a qual a ave aparece se alimentando em algumas fotos clicadas neste local”, explica o biólogo.
O registro
Para o ornitólogo Guilherme Brito, o registro é fundamental para o conhecimento local sobre a espécie. “Essa espécie é esperada em praticamente todos os biomas brasileiros durante o inverno do hemisfério norte. Muito provavelmente indivíduos dessa espécie aparecem na região todos os anos,” explica Guilherme.
O pesquisador destaca que o habitat da área também contribuiu para a visita do sabiazinho. Essa ave costuma frequentar áreas florestais durante a invernada, e Delfim Moreira possui florestas preservadas, que são ambientes propícios para sua alimentação e descanso.
Sabiazinho-norte-americano registrado em Delfim Moreira (MG)
Silvander Mendes
“O registro é importante para conhecermos mais uma área de invernada no Brasil e entender melhor a população desse bicho que chega aqui. Também mostra a importância da ciência cidadã e colaboração de observadores de aves com a ornitologia”, diz o especialista.
Com uma rota migratória que começa no sul do Canadá e norte dos Estados Unidos, passando pela América Central até chegar à América do Sul, o sabiazinho-norte-americano percorre milhares de quilômetros todos os anos.
Sabiazinho-norte-americano registrado em Delfim Moreira (MG)
Silvander Mendes
“A capacidade de migrar milhares de quilômetros sendo uma ave pequena é a característica mais interessante dessa espécie” destaca o ornitólogo.
A espécie mede entre 17 e 19 centímetros de comprimento e pesa entre 25 e 43 gramas. Para se alimentar, forrageia o solo à procura de insetos, aranhas e caracóis, se alimentando também de frutas.
*Texto sob supervisão de Lizzy Martins
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre natureza no Terra da Gente
Adicionar aos favoritos o Link permanente.