Três escolas de Camboriú recebem placas para captação de energia solar; veja quais

Três escolas da rede municipal de Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, receberam um investimento de R$ 577 mil, com recursos próprios do Executivo, para instalação de placas para captação de energia solar. Assim, as unidades estão prestes a se tornarem autossuficientes em energia elétrica.

Foi realizado um investimento de R$ 577 mil com recursos próprios do município – Foto: SECOM Camboriú/Divulgação

A EBM (Escola Básica Municipal) Ivone Terezinha Garcia foi uma das contempladas que, inclusive, já está com os painéis solares instalados e aguarda apenas a regularização junto à Celesc para começar a gerar eletricidade. Já nos demais colégios, CAIC Jovem Ailor Lotério e EBM João Vergílio, o processo de instalação dos aparelhos segue e em breve será concluído.

Dessa forma, Camboriú recebe uma inovação tecnológica que contempla o ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) 7 da ONU (Organização das Nações Unidas), visando garantir energia acessível e limpa. Além disso, a ação faz parte das medidas prioritárias adotadas pelo município rumo ao carbono zero.

Os estudos para essa melhoria foram solicitados pelo prefeito da cidade, Elcio Rogério Kuhnen, que também fez o encaminhamento da licitação. Ele afirmou que, como primeiro município da região da AMFRI (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí) a utilizar a tecnologia dessa forma, espera inspirar outras comunidades a adotarem fontes energia limpa e renovável.

A implementação dos sistemas de energia solar permitirá que as escolas economizem dinheiro nas contas de luz e contribuam para a preservação do meio ambiente. Por se mostrar bem-sucedida, a iniciativa será levada a outras três unidades de ensino municipais em breve.

Atualmente três escolas estão sendo contempladas; em breve, outras três também contarão com a tecnologia – Foto: SECOM Camboriú/Divulgação

Outro fator determinante para a instalação dos sistemas de energia solar em colégios de Camboriú é o impacto direto na redução das emissões de gases de efeito estufa, ajudando a combater o aquecimento global. Ao utilizar uma fonte de energia limpa e renovável, as escolas se tornam mais sustentáveis e contribuem para a preservação do meio ambiente.

Os painéis solares captam a energia dos raios do Sol e a transformam em eletricidade dentro do local de consumo, sem a emissão de subprodutos prejudiciais à atmosfera.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.