Saída de Dino da Justiça enfraquece ainda mais PSB no governo

saida-de-dino-da-justica-enfraquece-ainda-mais-psb-no-governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda avalia opções para substituir Flávio Dino no Ministério da Justiça e Segurança Pública, mas já sinalizou a aliados que o PSB não deve permanecer com o comando da pasta.

A possibilidade de perder um ministério gerou queixas entre as lideranças do partido de Dino, que ainda se ressentem pela perda do Portos e Aeroportos.

Em setembro, Lula tirou a pasta de Márcio França (PSB-SP) para acomodar Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), em um acordo para acomodar o centrão.

A avaliação do presidente, no entanto, é que o PSB não tem um nome a altura de Dino para ocupar a vaga. Outro ponto levantado, segundo aliados, é o fato de a indicação ser da cota pessoal do petista. Nesse cenário, o ex-ministro do STF, Ricardo Lewandowski, aparece como opção.

Substituta mulher

Ainda de acordo com o entorno do presidente, Lula não se deu o compromisso de indicar uma mulher para o ministério.

Uma das cotadas é a deputada e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR). Mas ela mesma já indicou que está focada nas eleições municipais de 2024.

Simone Tebet, que também teve o nome ventilado, deve permanecer no Planejamento por decisão do próprio presidente.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Saída de Dino da Justiça enfraquece ainda mais PSB no governo no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.