Navio de guerra dos EUA derruba míssil Houthi no Mar Vermelho

Um míssil de cruzeiro lançado pelos Houthis no Mar Vermelho na noite de terça-feira (30) chegou a cerca de um quilômetro de um destróier dos Estados Unidos antes de ser abatido, disseram quatro autoridades dos EUA à CNN, o mais próximo que um ataque Houthi chegou de um navio de guerra americano.

No passado, estes mísseis foram interceptados por destróieres norte-americanos na área, de cerca de 13 quilômetros, disseram as autoridades. Mas o USS Gravely teve de usar o seu Sistema de Armas de Defesa Próxima (SADP) pela primeira vez desde que os EUA começaram a interceptar os mísseis Houthi no final do ano passado, e acabaram por derrubar o míssil com sucesso, disseram as autoridades.

Leia Mais

União Europeia quer lançar missão no Mar Vermelho para interceptar ataques dos Houthis

Houthis ameaçam novos ataques a navios dos EUA e Reino Unido

Navio com 16 mil animais é abandonado na costa da Austrália após ameaça de ataque Houthi

O SADP, uma metralhadora automatizada projetada para interceptações de curto alcance, é uma das últimas linhas defensivas que o navio tem para abater um míssil que se aproxima quando outras camadas de defesa não conseguem interceptá-lo.

O episódio enfatiza a ameaça que os Houthis representam para os recursos navais e a navegação comercial dos EUA no Mar Vermelho, apesar dos vários ataques dos americanos e da britânicos às infra-estruturas dos Houthi no Iêmen. A situação também ocorre poucos dias depois de três militares dos EUA terem sido mortos num ataque de drones por militantes apoiados pelo Irã num posto avançado dos EUA na Jordânia.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Navio de guerra dos EUA derruba míssil Houthi no Mar Vermelho no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.