Berlinale pede que Irã permita presença de diretores de cinema no festival

berlinale-pede-que-ira-permita-presenca-de-diretores-de-cinema-no-festival

O Festival Internacional de Cinema de Berlim, também conhecido como Berlinale, soltou uma nota, onde pede para que as autoridades iranianas permitam a ida dos diretores Maryam Moghaddam e Behtash Sanaeeha ao evento.

Eles são responsáveis pelo título “My Favourite Cake” que será exibido na 74ª edição festival, que começa 15 de fevereiro e vai até dia 25 do mesmo mês.

Desde o anúncio, Moghaddam e Sanaeeha foram proibidos de viajar pelas autoridades iranianas e tiveram os seus passaportes apreendidos, segundo a Berlinale.

“A Berlinale é um festival fundamentalmente comprometido com a liberdade de expressão e das artes para todas as pessoas ao redor do mundo, e o festival fica chocado e consternado ao saber que Moghaddam e Sanaeeha podem ser impedidos de viajar para apresentar o seu filme e encontrar o seu público em Berlim”, diz o comunicado. 

“Apelamos às autoridades iranianas para que devolvam os passaportes e acabem com todas as restrições que impedem Maryam Moghaddam e Behtash Sanaeeha de viajarem livremente para Berlim em fevereiro, juntamente com outros realizadores internacionais e talentos do cinema de todo o mundo, para que possam apresentar os seus novos filme ‘My Favourite Cake’ como parte da Competição de 2024 da Berlinale.”

“My Favourite Cake” acompanha Mahin, de 70 anos, que mora sozinha “até decidir quebrar sua rotina solitária e revitalizar sua vida amorosa, mas à medida que ela se abre para o romance, um encontro inesperado rapidamente se transforma em uma noite inesquecível.

Os dois diretores estiveram anteriormente em Berlim em 2021 para o filme “O Perdão”, que estreou em competição.

Veja também: os principais lançamentos de 2024 nos cinemas

Este conteúdo foi originalmente publicado em Berlinale pede que Irã permita presença de diretores de cinema no festival no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.