Rio de Janeiro tem alerta de grande perigo para tempestades nesta quinta (1º)

rio-de-janeiro-tem-alerta-de-grande-perigo-para-tempestades-nesta-quinta-(1o)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na tarde desta quinta-feira (1º) um alerta de grande perigo para tempestades em partes do estado do Rio de Janeiro. O alerta é válido até as 23h59 de hoje.

De acordo com o instituto, há possibilidade de chuva superior a 60 milímetros por hora ou com mais de 100 mm/dia, além de ventos superiores a 100 km/h. O Inmet também alerta para possibilidade de queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

As áreas que podem ser afetadas pelas tempestades são a região metropolitana, baixadas e o sul do estado.

No fim de semana dos dias 13 e 14 de janeiro, 12 pessoas morreram no Rio de Janeiro após as fortes chuvas que atingiram a capital e a Baixada Fluminense. As mortes ocorreram nas cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Belford Roxo.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as mortes foram por afogamento, soterramento e choque elétrico.

Nove cidades fluminenses decretaram situação de emergência após os temporais de janeiro: Rio de Janeiro, São João de Meriti, Mesquita, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Queimados, Japeri e Miguel Pereira.

Alertas no Sudeste

Além do Rio de Janeiro, a chegada de uma frente fria deve provocar tempestades em partes da região Sudeste do Brasil, com alerta de ventos fortes e chuva de granizo nesta quinta.

Segundo o Inmet, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo podem registrar acumulados de 30 mm/h ou até 55 mm/dia, com ventos de até 60 km/h. O alerta vale até às 10h de sexta (2).

(Publicado por Fábio Munhoz)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Rio de Janeiro tem alerta de grande perigo para tempestades nesta quinta (1º) no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.