Aluno de Blumenau é o único de SC a ganhar duas medalhas em Olimpíada de Educação Financeira

aluno-de-blumenau-e-o-unico-de-sc-a-ganhar-duas-medalhas-em-olimpiada-de-educacao-financeira

O aluno de Blumenau, Nícolas Gabriel da Silva, de 15 anos de idade, é o único catarinense a receber medalha de ouro na competição estadual e nacional da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF).

Estudante de Blumenau é o único de SC a ganhar medalha de ouro no estadual e nacional da OBEF – Foto: Arquivo pessoal/Reprodução ND

No último sábado (20), o aluno do primeiro ano do ensino médio do Colégio Bom Jesus recebeu a premiação máxima durante cerimônia realizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que premiou os alunos que se destacaram na IV edição da OBEF.

Nícolas conquistou as medalhas de ouro a nível estadual e nacional, tornando-se o único estudante a conseguir o feito no Estado nesta edição. “Foi algo incrível, muito além das minhas próprias expectativas”, destacou.

O estudante blumenauense comenta que o processo foi longo, mas que valeu a pena no final. “No começo nem tinha planos de chegar na etapa nacional, fui tentar para ver o quão longe chegaria e não pensei que alcançaria as duas medalhas de ouro. O processo todo foi longo e ansioso, mas em nenhum momento pensei que meu esforço não tenha valido a pena”.

Nícolas Gabriel da Silva recebeu a premiação máxima pelo seu desempenho na Olimpíada Brasileira de Educação Financeira – Foto: Arquivo pessoal/Reprodução ND

Interesse surgiu durante a pandemia

O interesse de Nícolas pelo assunto surgiu durante a pandemia da Covid-19, ao escutar seu pai, Denys Afonso da Silva, trabalhar e conversar sobre finanças. Ele decidiu procurar mais sobre o mundo pelo qual seu pai tinha tanta afeição, e acabou por seguir o mesmo caminho.

“Além da minha aptidão para matemática, considero que também foi importante o conteúdo que a escola proporcionava aos alunos, mesmo que básico. Essa mescla de conteúdos e experiências fez com que eu procurasse e me identificasse, gostando dessa área. Tanto que esta foi minha primeira vez tentando alguma olímpiada, mesmo no 9ª ano, pois até então não via o porquê de tentar”.

A edição da olímpiada contou com aproximadamente 40 mil alunos de todo o Brasil e cerca de 800 em Santa Catarina. O estudante do Colégio Bom Jesus integra uma pequena parcela de vencedores e diz se sentir realizado ao atingir esse nível.

“Pensar que eu estou dentro dessa pequena parcela, sendo que quase 800 participantes estavam competindo, só prova o quão desafiador foram essas provas. Me sinto realizado e recompensado pelo meu estudo para atingir este nível”.

Aluno foi premiado em cerimônia

A premiação de Nícolas foi duplamente comemorada, pois ele a recebeu um dia antes do seu aniversário de 15 anos. Na cerimônia, realizada na UFSC, a entrega da medalha foi realizada pela professora Ani Caroline G. Potrich, vencedora do maior prêmio de educação financeira do Brasil, o Prêmio Educação Financeira Transforma do Instituto XP.

Para o estudante de Blumenau, a cerimônia sempre será algo especial para ele. “Subir as escadas do auditório para receber as medalhas dá um sentimento de alegria e ansiedade, tornando o momento único, ainda mais em uma competição nacional e tão importante como essa. Agora é estudar para que ano que vem seja possível eu estar lá de novo”, finaliza.

Nícolas Gabriel da Silva recebeu a premiação máxima pelo seu desempenho na Olimpíada Brasileira de Educação Financeira - Arquivo pessoal/Reprodução ND
1
2

Nícolas Gabriel da Silva recebeu a premiação máxima pelo seu desempenho na Olimpíada Brasileira de Educação Financeira – Arquivo pessoal/Reprodução ND

Nícolas Gabriel da Silva recebeu a premiação máxima pelo seu desempenho na Olimpíada Brasileira de Educação Financeira - Arquivo pessoal/Reprodução ND
2
2

Nícolas Gabriel da Silva recebeu a premiação máxima pelo seu desempenho na Olimpíada Brasileira de Educação Financeira – Arquivo pessoal/Reprodução ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.