Tempestades sem precedentes devem atingir a Califórnia

O rio atmosférico que já está despejando fortes chuvas em partes do norte e centro da Califórnia deve trazer “um dos dias climáticos mais dramáticos da memória recente” para Los Angeles, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional.

A previsão de chuvas no sul da Califórnia continua a aumentar à medida que o sistema começa a se mover para a área.

A previsão é de que o centro de Los Angeles tenha mais de mais de 150 milímetros de chuva até terça-feira (6), enquanto as áreas vizinhas podem ter mais de 250 milímetros.

O quanto chove em Los Angeles em um ano?

A média anual de chuva em Los Angeles é de 310 milímetros, o que significa que uma chuva equivalente a quase meio ano pode cair nas próximas 48 horas. Combinado com os outros 63 milímetros que caíram na cidade em 1º, Los Angeles poderia receber chuvas equivalentes a quase um ano apenas na primeira semana de fevereiro.

Leia Mais

Vídeo: Onda gigante invade base militar dos Estados Unidos nas Ilhas Marshall

Ano mais quente da história leva o planeta à beira do abismo climático

“Domo de calor”: saiba quais cidades do Brasil podem ser atingidas pela massa de ar quente vinda da Argentina

Alerta para outros riscos

Deslizamentos de terra, inundações repentinas, queda de árvores, cortes de energia e ondas altas são os principais riscos em áreas com altas quantidades de chuva.

A subida dos níveis dos rios também contribui para inundações repentinas, o que representa um grave risco de afogamento para qualquer pessoa perto da área do canal. Alguns locais em altitudes mais elevadas serão afetados por fortes nevascas e “podem ficar fechados por um ou dois dias com a neve bloqueando as estradas de acesso”, acrescentou o serviço meteorológico.

As autoridades locais em Los Angeles estão pedindo aos moradores das áreas afetadas que permaneçam fora das estradas pelo menos até a manhã da segunda-feira (5) e que cumpram quaisquer ordens de retirada da região.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Tempestades sem precedentes devem atingir a Califórnia no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.