Os EUA vão dar calote na dívida?

os-eua-vao-dar-calote-na-divida?

 
XAU/USD
-0,16%
Adicionar/Remover de uma Carteira

Adicionar aos favoritos
Adicionar posição

Posição adicionada com êxito a:

Dê um nome à sua carteira de investimento
Tipo:
Data:

 
Qtd.:
Preço
Ponto Base:

Alavancagem:
Comissão:

Gold
-0,30%
Adicionar/Remover de uma Carteira

Adicionar aos favoritos
Adicionar posição

Posição adicionada com êxito a:

Dê um nome à sua carteira de investimento
Tipo:
Data:

 
Qtd.:
Preço
Ponto Base:

Alavancagem:
Comissão:

DXY
+0,28%
Adicionar/Remover de uma Carteira

Adicionar aos favoritos
Adicionar posição

Posição adicionada com êxito a:

Dê um nome à sua carteira de investimento
Tipo:
Data:

 
Qtd.:
Preço
Ponto Base:

Alavancagem:
Comissão:

Os EUA estão perigosamente perto de atingir o teto da dívida pública, mas os mercados não demonstram qualquer preocupação com um possível impasse político capaz de fazer o país entrar em “default”.

O episódio de 2011 nos ensinou como os esquemas de incentivo político podem arrastar as negociações até o último minuto e fazer com que os investidores considerem uma probabilidade maior de um resultado negativo real.

No sistema monetário americano, o governo não necessita de dinheiro para gastar.

Como emissor da moeda, o governo, por meio do gasto deficitário, pode aumentar a riqueza líquida recorrendo, por exemplo, a cortes de impostos, o que aumenta os recursos disponíveis da população para gastar, sem incorrer em qualquer responsabilidade direta.

A verdadeira restrição para o gasto deficitário descontrolado não é “onde o governo vai encontrar dinheiro”, mas sim a inflação. Grandes déficits podem estimular uma demanda excessiva e improdutiva, que muitas vezes não pode ser suprida por um rápido aumento na oferta ou nos recursos disponíveis. Nesse caso, a consequência é uma desagradável espiral inflacionária.

De qualquer forma, temos também outra regra contábil autoimposta que determina que o governo não pode ter um patrimônio líquido negativo. Portanto, para “financiar” seus gastos deficitários, devemos emitir títulos, como mostra a tabela abaixo.

Antes/depois dos gastos com déficit do governo

É nesse momento que o limite da dívida dos EUA se torna um problema. Essa é outra limitação autoimposta que impede que os EUA contraiam dívidas acima de um certo limite para “financiar” seus gastos deficitários.

Se o governo não puder mais emitir títulos para manter seu nível atual de gastos deficitários, será obrigado a utilizar os recursos de sua Conta Geral do Tesouro no Fed. No entanto, esses recursos também estão se esgotando.

O Gráfico da Conta Geral do Tesouro (TGA)

A Conta Geral do Tesouro (TGA) foi rapidamente reduzida de US$ 600 bilhões em janeiro para menos de US$ 70 bilhões na semana passada.

A questão crucial é: quando chegaremos ao limite inferior zero?

John Comiskey vem acompanhando os fluxos de caixa do governo para projetar a famosa “data X”, isto é, quando o governo dos EUA esgotará completamente sua TGA.

Sua análise mais recente mostra que, entre 2 de junho e 9 de junho, os EUA estarão perigosamente perto do limite inferior zero. Como Yellen já alertou, é possível que atinjamos esse limite por volta desse período.

Cabe lembrar que, após essas datas, entrarão novas receitas fiscais, fornecendo um fôlego à TGA. Mas vamos supor que a TGA atinja zero e o limite da dívida impeça o governo dos EUA de emitir títulos para financiar seus gastos deficitários.

Nesse caso, o governo dos EUA entraria em default?

Qual seria o impacto disso nos títulos, ações, dólar e ouro? Os mercados estão se preparando para essa possibilidade ou seriam surpreendidos?

***

Este artigo foi originalmente publicado em The Macro Compass.

++ Notícias

  • Dívida dos EUA rebaixada? Como o ano de 2011 serve de alerta para a novela do calote

  • Teto da dívida dos EUA deve ser resolvido, mas calote não está descartado, diz Oxford Economics

  • China arrisca calote de dívida imobiliária igual a 12% do PIB

  • Vai pagar ou não vai? Oi em recuperação judicial, a dívida de Biden, risco de calote nos fiagros e outras notícias do dia

  • Ainda sem acordo sobre teto da dívida, Biden reitera que calote está “fora da mesa”; McCarthy aponta impasses

O post Os EUA vão dar calote na dívida? apareceu primeiro em Market Insider.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.