Nudistas tentam impedir fechamento de praia na Austrália

Uma popular praia de nudismo australiana pode deixar de existir.

A praia de Tyagarah, um trecho isolado de praia de 800 metros ao norte de Byron Bay, tem sido objeto de intenso debate nas últimas semanas.

Muito amada pelos nudistas na Austrália e em todo o mundo, a praia faz parte da Reserva Natural Tyagarah e é mantida pelo Governo do Estado de Nova Gales do Sul.

Leia Mais

Padaria japonesa usa IA e cria “pão do amor” para jovens avessos ao romance

Conheça as cidades mais populares e mais ‘odiadas’ para se casar nos EUA

Amor offline: solteiros trocam apps de namoro pelo “speed dating” nos EUA

 

No ano passado, o governo do estado escreveu ao conselho local reclamando que a nudez pública “não era consistente com os valores sob os quais a reserva é administrada”, segundo a afiliada da CNN 9News.

A mudança faz parte de uma estratégia mais ampla lançada pelo Byron Bay Shire Council, que divulgou um plano de gestão para a Reserva Natural.

No dia 22 de fevereiro, o conselho votará a revogação da política de proibição de uso de roupas na praia.

Um relatório do plano de conservação da Reserva Natural de Tyagarah observou que “houve relatos de comportamento ofensivo, obsceno ou antissocial associado a alguns usuários da praia com ‘roupas opcionais’, incluindo visitantes vestidos inadequadamente na área de uso adjacente”.

A polícia local foi encarregada de processar as reclamações dos cidadãos em relação à praia. No entanto, nem todos estão satisfeitos com a decisão.

Uma petição lançada por Bradley Benham, presidente do grupo nudista Byron, tinha 1.125 assinaturas até 14 de fevereiro. A petição é dirigida a Penny Sharpe, Ministra do Meio Ambiente de Nova Gales do Sul.

“A recreação nudista é um modo de vida legítimo”, escreveu Benham. “Espaços legais ao ar livre para a comunidade nudista são raros em Nova Gales do Sul (e na Austrália) e esta praia é altamente considerada por naturistas comprometidos e casuais.”

Esta não é a primeira vez que o status de livre de roupas de Tyagarah está em perigo. Em 2018, uma medida semelhante foi rejeitada pelo Conselho do Condado e foram instaladas câmaras CCTV como um compromisso para evitar problemas.

“Eu nado nu nas praias de Byron Shire desde que era criança, nos anos 1970 e 1980”, disse Benham ao 9 News. “Agora temos muito mais população. Temos muito mais usuários das praias e precisamos de uma área legal designada onde possamos tomar banho nus.”

Caso a medida seja aprovada na próxima semana, a partir de 8 de abril, o uso de trajes de banho em Tyagarah será obrigatório.

 

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Nudistas tentam impedir fechamento de praia na Austrália no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.