Testículos criados em laboratório ajudam no combate à infertilidade

Pesquisadores da Universidade Bar-Ilan, em Israel, criaram organoides testiculares (essa é a palavra para um único testículo) cultivados em laboratório que se assemelham muito a testículos reais.

A descoberta proporciona um modelo promissor de investigação que pode avançar a compreensão do desenvolvimento dos órgãos e traduzir-se em aplicações terapêuticas para a infertilidade masculina.

“Os testículos artificiais são um modelo promissor para a investigação básica sobre o desenvolvimento e função dos testículos, que pode ser traduzido em aplicações terapêuticas para distúrbios do desenvolvimento sexual e infertilidade”, disse o autor do estudo, Nitzan Gonen.

Fevereiro Roxo: conheça sinais que antecedem Alzheimer

Creatina é suplemento esportivo mais pesquisado em 2023

Saúde intestinal está relacionada a doenças neurológicas, diz estudo

 

Os pesquisadores começaram tentando desenvolver testículos de camundongos neonatais, em vez de embrionários.

Os ratos utilizados no estudo foram geneticamente modificados para permitir aos pesquisadores rastrear a presença e o estado das células de Sertoli, que são essenciais para a formação dos testículos e para a produção e desenvolvimento dos espermatozoides.

A infertilidade masculina é, atualmente, uma condição sobre a qual pouco se sabe sobre os mecanismos genéticos que podem provocar.

A grande semelhança dos organoides com os testículos reais significa que eles podem ser usados ​​para avançar no conhecimento dos mecanismos envolvidos na determinação do sexo e fornecer soluções para a infertilidade masculina.

Por isso, no futuro, os pesquisadores já planejam produzir organoides a partir de amostras humanas.

Um organoide testicular produzido a partir de células humanas poderia, por exemplo, ajudar crianças em tratamento de câncer, o que pode prejudicar sua capacidade de produzir espermatozoides funcionais.

Eles prevêem a colheita de espermatozoides imaturos que são congelados e posteriormente usados ​​para criar um organoide fértil produtor de esperma.

*Publicado por Pedro Jordão, da CNN em São Paulo

Este conteúdo foi originalmente publicado em Testículos criados em laboratório ajudam no combate à infertilidade no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.