Retomada uma das obras mais licenciadas de Florian?polis

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A Prefeitura de Florianópolis retomou na manh? desta sexta-feira (19) a constru??o da nova ponte da Lagoa da Concei??o que, segundo o prefeito Top?zio Neto, ?talvez seja a obra mais licenciada da Capital nos últimos anos?. Os trabalhos est?o sendo conduzidos pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura.
As obras contam com as devidas licen?as ambientais provisória (LAP) e de instala??o (LAI), concedidas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), assim como as autoriza??es da Secretaria do Patrimônio da Uni?o (SPU) e da Capitania dos Portos.
Depois de nova libera??o do Tribunal Regional Federal da 4? Regi?o na noite desta quinta-feira (18) para continuidade dos trabalhos iniciados na primeira quinzena de abril, voltaram a ser executados os servi?os de implanta??o do aterro em rocha que vai abrigar a cabeceira da ponte, na ?rea do Centrinho. O local, mais para frente, receber? uma rótula que comp?e o futuro sistema vi?rio de acesso à nova ponte.
Para o secret?rio de Transportes e Obras, Rafael Hahne, ?o momento, agora, é de trabalhar muito para recuperar o tempo perdido e buscar entregar essa importante obra no prazo previsto de dois anos?.

Benefícios das obras
A constru??o da maior travessia do interior da Ilha de Santa Catarina, a ser executada pela empresa Cejen Engenharia Ltda., tem o objetivo ambiental de melhorar a oxigena??o entre a Lagoa da Concei??o e a Lagoa Pequena. Além de embelezar ainda mais a regi?o com um projeto arquitetônico de tirar o fôlego que engloba a revitaliza??o do entorno da ponte e a melhoria da passagem das embarca??es.
Os benefícios de toda essa infraestrutura de ponta v?o decorrer do fato de que a altura livre, ou seja, a dist?ncia entre a l?mina d??gua da Lagoa da Concei??o e a ponte a ser edificada, ser? tr?s vezes maior, se comparado à ponte existente. Isso porque, atualmente, na m?xima maré, essa altura é de 1,80 metros, e passar? a ser de seis metros. Sendo que a mesma propor??o valer? para o v?o livre, ou seja, o espa?o para a passagem de embarca??es sob a ponte, que hoje é de apenas nove metros e ser? de 30 metros.
Para o prefeito Top?zio Neto, a estrutura n?o representa apenas uma melhora para o fluxo de veículos e barcos nesse ponto importante para a mobilidade da Capital, mas também, benefícios para ciclistas e pedestres. ?Quem passa por essa regi?o diariamente poder? contar com cal?adas mais largas e ciclovia nos dois sentidos, além de aproveitar a revitaliza??o do entorno?, destaca. No que o secret?rio Rafael Hahne complementa: “A nova ponte ter? uma geometria muito mais fluida, dar? condi??es de conectar a ciclovia das Rendeiras com a ciclovia e a ciclofaixa que v?o ligar com o terminal da Lagoa (Tilag), ou seja, permitir? outros modais e dar? acessibilidade?.
De acordo com o projeto executivo, a nova ponte da Lagoa da Concei??o ficar? à direita da ponte atual – que encontra-se desgastada e subdimensionada para o fluxo de veículos da regi?o . Ter? estrutura de concreto armado com guarda-corpos e formato curvo, 214 metros de extens?o e 17 metros de largura, com a seguinte conforma??o: duas faixas de rolamento de 3,5 metros de largura, dois passeios (nas laterais de cada faixa) com 2,5 metros de largura e uma ciclovia bidirecional (com duas faixas em sentidos contr?rios) de 2,80 metros de largura.
A revitaliza??o do entorno da nova ponte da Lagoa da Concei??o vai implicar na recupera??o total dos decks e atracadouros existentes na ?rea próxima à marina que fica à esquerda da ponte atual. E mais: após a demoli??o dessa estrutura – que ocorrer? somente após a entrega da nova ponte – os aterros das duas cabeceiras ?antigas? ganhar?o ampla infraestrutura de lazer com ?reas de contempla??o das belezas naturais, playground, academia de gin?stica e pra?a públicas.
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