Após caso Vinícius Júnior, CBF pede à Fifa punição esportiva para casos de racismo

apos-caso-vinicius-junior,-cbf-pede-a-fifa-punicao-esportiva-para-casos-de-racismo

Após caso Vinícius Júnior, CBF pede à Fifa punição esportiva para casos de racismo
Foto: Divulgação/Real Madrid

Após mais um caso de racismo contra Vinícius Júnior, atleta brasileiro do Real Madrid, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, enviou na segunda-feira (22), um documento à Fifa, onde pede que a entidade máxima do futebol tome medidas esportivas e jurídicas para o combate de atos racistas. 

Conforme divulgou a CBF, a iniciativa é um protesto da entidade, após mais um episódio de racismo contra o atacante Vinícius Júnior, ocorrido durante jogo do Real Madrid com o Valência, no último domingo (21), pelo Campeonato Espanhol. Uma cópia do documento também foi encaminhada para Uefa, Conmebol, Federação Espanhola de Futebol e para o jogador da Seleção Brasileira. 

“O racismo e a violência precisam ser combatidos com firmeza e veemência. Solicito, portanto, a sua atenção (ao presidente da Fifa, Gianni Infantino) para que todos os mecanismos possíveis, desportivos e jurídicos, sejam utilizados no combate a estes atos racistas, com o engajamento de toda a família do futebol […] Não se pode mais ficar sendo apenas solidário com as vítimas do racismo, tem que ter um comprometimento de todas as autoridades. Esse tipo de crime pode ser combatido com penas desportivas. A CBF foi a primeira entidade que teve coragem em incluir no seu regulamento de competições penas desportivas para esse tipo de crime. Eu entendo que Conmebol, Uefa e Fifa têm também que fazer isso.”, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Presidente Ednaldo Rodrigues pede à Fifa punição esportiva para casos de racismo
Presidente Ednaldo Rodrigues pede à Fifa punição esportiva para casos de racismo – Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Repercussão do caso

Após mais um caso de racismo contra o jogador brasileiro, diversas pessoas e entidades se manifestaram e repudiaram o crime contra Vinícius Júnior. Em nota, o Real Madrid, clube do jogador agradeceu o apoio e campanhas contra o racismo.  

“Os ataques odiosos e racistas devem ser erradicados de nossa sociedade para sempre e é assim que se pronunciaram personalidades de todas as esferas da vida e de diferentes instituições nacionais e internacionais após o que aconteceu no domingo no estádio Mestalla”, diz um trecho da nota.

A ‘LaLiga’, primeira divisão da Espanha também se manifestou de forma oficial. Conforme a liga, algumas ações serão implementadas até o final da temporada.

O post Após caso Vinícius Júnior, CBF pede à Fifa punição esportiva para casos de racismo apareceu primeiro em ClicRDC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.