Doenças respiratórias comuns do frio elevam risco de infarto. Entenda

As doenças respiratórias são mais frequentes durante as estações frias do ano, quando é maior a circulação de vírus. Especialmente para as pessoas com mais de 60 anos, o período deve ser de atenção e cuidado, pois os problemas no aparelho respiratório podem ser gatilho para doenças cardiovasculares, como os infartos.

Os problemas respiratórios favorecem a formação de coágulos sanguíneos, de inflamações, de alterações no fluxo do sangue e de toxinas, segundo explica o cardiologista Leopoldo Piegas, do Hospital do Coração (Hcor), de São Paulo.

“As doenças respiratórias podem levar a alterações agudas na parede da artéria coronária, responsável por irrigar o músculo cardíaco. A obstrução da passagem de sangue na coronária leva ao infarto”, afirma o médico.

Além disso, quando estamos em ambientes com temperaturas mais baixas, o corpo naturalmente passa por um processo de estreitamento do diâmetro das artérias para fazer a manutenção da temperatura. A reação é chamada de vasoconstrição e pode prejudicar o fluxo adequado de oxigênio para o coração.

“Com o desequilíbrio, começa a acontecer um processo de morte do músculo cardíaco (necrose), que também pode resultar em infarto agudo do miocárdio”, alerta Piegas.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1

Publicidade do parceiro Metrópoles 2

Publicidade do parceiro Metrópoles 3

Publicidade do parceiro Metrópoles 4

Publicidade do parceiro Metrópoles 5


0

Importância da vacinação

Piegas observa que, com o aumento do número de casos de gripe, também crescem as complicações cardiovasculares. A vacinação contra a gripe é uma ferramenta importante de prevenção. “É fundamental que todas as pessoas estejam com a vacinação antigripal em dia. A imunização é capaz de reduzir o risco de sofrer um infarto em cerca de 30%”, alerta.

Os sinais mais comuns de infarto são:

Dor súbita no peito, que irradia para pescoço, costas, ombro e braço;
Falta de ar;
Suor frio;
Tontura e desmaio;
Náusea, falta de apetite e indigestão;
Fadiga repentina.

Nas mulheres, em vez da dor no lado esquerdo do tórax, podem aparecer dores no estômago (epigastralgia), náuseas, cansaço, fraqueza, indigestão ou apenas um mal estar intenso.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.