Colocando em risco o futuro hídrico da humanidade, um estudo mostrou que mais da metade dos maiores lagos e reservatórios do mundo estão secando — e isso é culpa do consumo insustentável e das mudanças climáticas.
Como funcionou: Analisando imagens de satélites tiradas de 1992 até 2020, foi possível concluir que 53% dos lagos em todo o mundo experimentaram uma queda no armazenamento de água.
Por que isso é importante? 
Apesar de não receberem tanta atenção dos cientistas quanto os rios, os lagos e reservatórios são essenciais para a segurança hídrica, armazenando 87% da água doce do planeta.
Pensando nos impactos, além das milhões de pessoas que não têm acesso confiável à água potável, cerca de 25% da população mundial — ou 2 bilhões de pessoas — vive na bacia de um lago seco.
As descobertas também ressaltam que a situação compromete a proteção de vários ecossistemas, o armazenamento de água doce e o suprimento de alimentos.
Zoom Out: Além de aumentarem os desastres naturais, as mudanças climáticas dos últimos anos estão causando oscilações extremas no clima — de seca à inundação e vice-versa.