UFSCar convida voluntários para estudo sobre inteligência emocional e autoestima

Estudo busca analisar características psicológicas em adultos entre 18 e 50 anos por meio da aplicação de testes on-line. Campus da UFSCar em São Carlos 2020
Gabrielle Chagas/G1
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), por meio do Departamento de Psicologia (DPsi), está convidando pessoas entre 18 e 50 anos para participarem de um estudo que avalia a inteligência emocional e a autoestima em adultos.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Para participar da pesquisa, os interessados precisam ter ensino médio completo e podem ser de qualquer localidade do Brasil, já que o questionário é aplicado de forma on-line.
O objetivo é analisar e identificar como os adultos enxergam e lidam com questões e situações que envolvem inteligência emocional e autoestima e quais são as principais disfunções psicológicas desenvolvidas a partir da falta de autoconhecimento e de conhecimento sobre tais aspectos.
“O estudo trabalha com a hipótese de que uma melhor autopercepção e compreensão emocional verificada na Intelegência Emocional pode facilitar ao indivíduo ter mais recursos para gerenciar as suas emoções e, consequentemente, possibilitará o sentimento de autovalorização e aceitação. Isso resultaria em uma autoestima elevada”, explicou a pesquisadora Elaine Mônaco Sousa, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSi) e responsável pelo estudo.
Etapas
Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Divulgação
Na primeira etapa da pesquisa, o participante responderá, na modalidade on-line, aos ‘Instrumentos de Desempenho Máximo e de Autorrelato’, a partir dos quais serão avaliados a inteligência emocional e a autoestima.
Essa primeira fase dura cerca de 35 a 40 minutos. O participante também poderá fazer a indicação de uma segunda pessoa, com a qual ele mantenha vínculo próximo para também participar da pesquisa.
A partir da indicação, será realizada a segunda etapa, na qual a pessoa indicada responderá, também na modalidade on-line, aos ‘Instrumentos de Heterorrelato’, possibilitando, por meio da sua percepção, que sejam avaliadas a inteligência emocional e a autoestima do participante principal. O tempo previsto deste segundo momento é de 10 a 20 minutos.
Os interessados podem fazer o acessar a plataforma clicando aqui e fazer o cadastro para responder os testes.
Dúvidas podem ser esclarecidas com a pesquisadora pelo e-mail [email protected] ou WhatsApp (16) 99177-5456.
VÍDEOS: Reveja as reportagens dos telejornais da EPTV
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.