Lula prepara giro por redutos bolsonaristas e promete entregas para o agro

Preocupado em ganhar terreno e diminuir a rejeição que enfrenta em setores ligados ao agronegócio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve começar nesta semana a fazer um giro por estados nos quais há forte apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A expectativa do governo federal é a de que Lula participe de inaugurações e anuncie entregas para o agro, para tentar uma aproximação maior com o setor – o principal responsável pelo crescimento de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no ano passado.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), disse ao site Poder360 que Lula fará anúncios importantes “em todos os estados que vai visitar”.

O primeiro compromisso do presidente será a inauguração de uma fábrica de fertilizantes na Serra do Salitre, em Minas Gerais – estado em que Lula derrotou Bolsonaro por uma diferença de 0,4 ponto percentual nas eleições de 2022.

Leia também

Após “terremoto” na Petrobras, Lula se reúne com Prates para discutir dividendos

Presidente da República se reúne com o comandante da Petrobras dias depois de a empresa ter anunciado que não distribuirá dividendos extraordinários aos seus investidores, o que derrubou as ações da companhia

Dois dias depois, será a vez de visitar Porto Alegre, também para entregas direcionadas ao agro. Nas próximas semanas, Lula também passará por Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás.

Em fevereiro, Fávaro já havia anunciado que Lula pretendia se aproximar de empresários de diferentes setores do agronegócio.

“No final do ano passado, nós começamos a trazer [empresários] aqui no Palácio do Planalto, para conversar com ele, reivindicar, trocar ideias. Ele já pediu para retomar isso. Já tem três setores da economia do agro que querem visitas com o presidente”, afirmou o ministro.

Em junho de 2023, Lula disse que a restrição que setores do agro tinham em relação ao seu governo era “ideológica”, e não por razões econômicas.

“Eu tenho noção do que fizemos, tenho noção que o problema deles conosco é ideológico. Não é dinheiro. Vamos fazer um bom plano Safra porque queremos que a agricultura brasileira continue produzindo, plantando cada vez mais, para a gente continuar exportando”, afirmou, na época.

The post Lula prepara giro por redutos bolsonaristas e promete entregas para o agro appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.