Exploração na Foz do Amazonas requer avaliação que leva mais dois anos, afirma Marina Silva

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse nesta quarta-feira (24) que o governo federal definiu, em reunião extraordinária, que a eventual exploração da Foz do Amazonas vai requerer Avaliação Ambiental Estratégica — processo que leva mais de dois anos para ser realizado.

“A decisão do governo foi de que vamos fazer, sim, a Avaliação Ambiental Estratégica. O que a Petrobras vai fazer, se vai recorrer, se vai reapresentar, isso é a rotina. O Ibama que vai julgar. Agora, a decisão do governo é de que vai precisar da avaliação”, afirmou.

“Às vezes a gente perde muito tempo com os atalhos, os atalhos não são bons em determinadas questões, é melhor a gente fazer o caminho”, completou.

Leia mais

Petrobras fará pedido ao Ibama para reconsiderar exploração na Foz do Amazonas

Lula considera “difícil” que exploração de petróleo na foz do Amazonas cause problemas ambientais

Minas e Energia pede para Petrobras manter sonda no Amapá, contrariando Ibama

Os técnicos do Ibama apontaram, no documento que indefere o pedido da Petrobras para exploração, a necessidade da realização de Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS).

Em fala no Senado Federal nesta quarta, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que o parecer do Ibama não traz “questões intransponíveis” — exceto caso seja de fato necessário discutir a AAAS. Ele pediu “bom senso” para análise deste último tópico.

A Petrobras considera esse estudo algo lateral no processo de liberação. A empresa defende que “não há exigência legal de realização da AAAS para a elaboração de políticas, planos e programas a cargo dos entes da federação brasileira”.

Apesar da exposição do “racha” entre membros do governo, Marina Silva destacou a reunião realizada na terça-feira (23), com presença de MMA, MME, Ibama e mediada pela Casa Civil como “a discussão de um governo republicano”.

Ainda durante a sessão, Marina defendeu a transição energética e pediu para que o país se engaje neste tema. “O uso dessa fonte de geração de energia [Petróleo] está levando à destruição do planeta”.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Exploração na Foz do Amazonas requer avaliação que leva mais dois anos, afirma Marina Silva no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.