No Senado, chanceler do governo Lula diz que Israel viola direito internacional

Leia também

Reunião com Lula faz Haddad cancelar viagem à Alemanha

Ministro da Fazenda apresentaria o Plano de Transformação Ecológica do governo brasileiro durante a 10ª Edição do Diálogo de Transição Energética de Berlim

Declarações de Lula

O ministro das Relações Exteriores também comentou a fala do presidente Lula, em viagem à Etiópia, na qual comparou a ação militar israelense em Gaza ao Holocausto contra os judeus praticado pela Alemanha nazista. Segundo Vieira, a declaração foi dada em um contexto de destruição de Gaza, com mais de 31 mil mortos, e violações do direito internacional.

“É nesse contexto de profunda indignação que se inserem as declarações do presidente Lula. São palavras que expressam a sinceridade de quem busca preservar e valorizar o valor supremo que é a vida humana”, afirmou.

Mauro Vieira ainda lamentou que a diplomacia de Israel “tenha se dirigido de forma desrespeitosa a um chefe de Estado de um país amigo” e que as autoridades de Tel Aviv foram informados que o Brasil “reagirá com diplomacia sempre, mas com toda a firmeza a qualquer ataque que receber, agora e sempre”.

Vieira disse, ainda, que está “seguro de que as relações do Brasil com Israel e nossa amizade com o povo israelense sobreviverão ao comportamento do atual governo de Israel”.

Mauro Vieira lembrou ainda que o Brasil condenou o ataque do grupo terrorista Hamas contra Israel. “Israel tem o direito de defender sua população, mas isso tem de ser feito dentro de regras do direito internacional. A cada dia que passa, no entanto, resta claro que a reação de Israel ao ataque sofrido tem sido extremamente desproporcional e não tem como alvo somente aqueles responsáveis pelo ataque, mas todo o povo palestino”, afirmou Vieira.

(Com Agência Brasil)

The post No Senado, chanceler do governo Lula diz que Israel viola direito internacional appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.