Produtor colhe batata de 16 kg em Ipiranga do Sul; veja FOTOS

Segundo família que administra propriedade, uma colheita tão grande nunca tinha acontecido. Especialista explica que ocorrência de tubérculos gigantes envolve variáveis, como tempo de plantio, clima e solo. Produtor do interior de Ipiranga do Sul, no Norte do RS, colhe batata de 16 kg
Arquivo pessoal
Um produtor do interior de Ipiranga do Sul, no Norte do Rio Grande do Sul, colheu uma batata gigante, com cerca de 16 kg. Segundo a família que administra a propriedade rural, nunca um tubérculo tão grande havia sido colhido por eles.
Entenda por que tantos vegetais ‘gigantes’ estão aparecendo
De acordo com Antônio Derci Arena, cunhado do dono da propriedade, a família decidiu enviar as imagens à RBS TV depois de ver a reportagem em que um produtor de Rondinha, também no Norte do estado, mostrou uma mandioca de 6,3 metros e 23 kg. Antônio afirma que a família não pretende comer a batata tão cedo.
RELEMBRE OUTROS CASOS
Produtora colhe alface gigante de 1,1 kg em Tuparendi
Padeiro colhe beterraba de 6,8 kg em Uruguaiana
Agricultor colhe melancia de 30 kg em Coronel Barros
Casal colhe três abóboras gigantes, uma com 98 kg, em Ibirapuitã
Mandioca gigante com mais de 6 metros é colhida no RS
Agricultora colhe abóboras de quase 30kg em Arroio do Meio
De acordo com José Ernani Schwengber, engenheiro agrônomo e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Clima Temperado, que tem sede em Pelotas, no Sul do estado, a ocorrência de tubérculos gigantes é decorrente de uma série de variáveis, incluindo o tempo de plantio, o clima e o solo.
Se no caso das mandiocas pode haver até 10 raízes diferentes que formam um único produto, no caso das batatas o crescimento costuma se concentrar em apenas um exemplar:
“Com a batata-doce, pode acontecer a mesma coisa (que no caso das mandiocas). Mas ela é um tubérculo, então vai acabar crescendo em diâmetro, e o crescimento vai acabar se concentrando em apenas um produto. Não é um caso raro, mas não acontece com frequência”, explica Schwengber.
O pesquisador da Embrapa reforça que não há qualquer problema em consumir abóboras, mandiocas e batatas gigantes. De acordo com Schwengber, o único empecilho claro nesses casos é a pouca praticidade dos produtos, o que acaba fazendo com que os vegetais colhidos não sejam atrativos.
Produtor colhe batata de 16 quilos em Ipiranga do Sul
Adicionar aos favoritos o Link permanente.