Em um ano, fila para transplantes de órgãos aumentou no Paraná, indica associação

em-um-ano,-fila-para-transplantes-de-orgaos-aumentou-no-parana,-indica-associacao


Entre março de 2022 e março 2023, número de pessoas esperando por um transplante de órgão aumentou 19,5% no Paraná. Aumento nacional no mesmo período foi de 12,2%. Em um ano, fila para transplantes de órgãos aumentou no Paraná
César Ferreira/Prefeitura de Campos
O número de pessoas esperando por um transplante de órgão aumentou 19,5% no Paraná entre março de 2022 e março 2023, segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).
No Brasil, segundo a instituição, o aumento no mesmo período foi de 12,2%.
De acordo com a ABTO, até março deste ano, 55.386 pessoas aguardavam por um órgão para transplante no país. Dessas, 2.839 estavam no Paraná.
Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), atualmente a maior fila de espera é por um rim: são 1536 pessoas aguardando pelo órgão. Em seguida, há 1.119 pacientes aguardando por córneas, 141 pessoas esperando por fígado e 28 na espera de um transplante de coração.
“A gente tem uma necessidade estimada sempre muito maior do que a quantidade que a gente consegue fazer de transplantes, então esse número cada vez vai aumentando mais”, explica a médica Fabíola Pedron.
LEIA MAIS: ‘Doação de órgãos salvou a vida do meu filho’, diz mãe de adolescente diagnosticado com doença cardíaca grave no Paraná
Para a ABTO, a queda no número de procedimentos e de doadores está relacionada com a pandemia do coronavírus. Segundo a associação, para reduzir o tamanho das filas é necessário reforçar campanhas públicas de esclarecimento sobre o tema.
“A gente tem que continuar educando, ensinando, tirando as dúvidas, esclarecendo, mostrando toda a transparência do sistema. Isso é o mais importante para a manutenção e incremento dos transplantes”, reforça o médico Júlio César Wiederkehr, membro da ABTO.
Fila de transplante aumenta no Paraná
Paraná é o segundo estado que mais realizou transplantes
Conforme a ABTO, entre janeiro e março de 2023, 1.781 órgãos foram transplantados no país.
No mês de março, foram 931órgãos doados. Dos transplantes, 124 foram realizados no Paraná.
O número coloca o estado como o segundo que mais realizou transplantes. Na estatística, o Paraná ficou atrás apenas de São Paulo, que, no mesmo mês, realizou 264 cirurgias do tipo.
LEIA TAMBÉM:
Curitiba inicia vacinação contra a gripe em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos
Homem ‘força’ própria prisão para levar droga, fone de ouvido e pen drive para dentro de cadeia no Paraná
Influencer usa biquini em casa e recebe bilhete de vizinha incomodada: ‘Pode fazer o favor de parar de ficar se exibindo’
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.