Imobiliárias devem exigir cadastro de clientes para visita a imóveis em Ribeirão Preto, SP

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Medida passa a valer a partir de junho e foi aprovada pela Câmara dos Vereadores após Polícia Civil prender suspeito de estupro que atraiu vítima para imóvel vazio disponível para locação. Imobiliárias serão obrigadas a cadastrar cliente que for visitar imóvel
A partir de junho, as imobiliárias em Ribeirão Preto (SP) ficam obrigadas a cadastrar o cliente que vai visitar um imóvel para aluguel ou compra. A exigência está prevista em lei municipal aprovada pela Câmara dos Vereadores e sancionada pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB).
A medida foi proposta após a Polícia Civil prender em março deste ano um homem de 47 anos pelo estupro de uma arquiteta. Segundo a investigação, Solon Henrique Costa Milanez se passou nas redes sociais por uma mulher para atrair a vítima até um imóvel vazio com a falsa intenção de reformá-lo. Para o crime, ele foi a uma imobiliária e fingiu interesse no aluguel do imóvel.
A nova lei que exige cadastro de interessados entra em vigor no dia 24 de junho e visa evitar crimes como esse, além de invasões, vandalismo e outros transtornos aos proprietários.
Mercado imobiliário
Reprodução/EPTV
A dona de casa Maeli Merighi comemorou a medida. Dona de imóveis e com anos de experiência no ramo, ela diz já ter visto de tudo. Um dos últimos episódios desgastantes envolveu uma casa em Ribeirão Preto.
“No caso, ela [cliente] foi lá para olhar o imóvel, pediu a chave e normalmente a imobiliária pega só o nome e o documento e já foi pra lá olhar, só que levou a mudança e mudou. Depois foi um transtorno porque a gente, sendo proprietário de imobiliária, a gente teve que responder para o proprietário e até tirar de lá deu dor de cabeça, porque não sai tão fácil e a Justiça não favorece tanto o caso.”
Na hora de procurar uma imobiliária, interessados em alugar ou comprar vão ter que fazer um cadastro. Para pegar a chave do imóvel, só depois de entregar cópias da identidade ou do CPF e de um comprovante de endereço e apresentar um telefone para contato.
O diretor estadual do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), Antônio Marcos Melo, diz que a medida deve dar mais transparência à condução de levar o cliente para alugar ou para comprar um imóvel.
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