‘Evitar a ocupação desordenada’: prefeito de Biguaçu destaca obras em andamento no município

‘evitar-a-ocupacao-desordenada’:-prefeito-de-biguacu-destaca-obras-em-andamento-no-municipio

Nesta quarta-feira (17), Biguaçu comemora 190 anos. O prefeito de Biguaçu, Salmir da Silva, destacou diversas ações que estão sendo desenvolvidas no município, visando melhorias para a população.

Na avaliação do prefeito de Biguaçu, o Contorno Viário será muito mais do que um alívio

Na avaliação do prefeito, o Contorno Viário será muito mais do que um alívio – Foto: Fernando Mendes/PMB/Divulgação/ND

Nos últimos anos, a prefeitura tem investido na retomada de obras que estavam paradas há muito tempo e na execução de outras. Na avaliação do prefeito, o Contorno Viário será muito mais do que um alívio para o trânsito na região, e representará uma mudança no município em relação a investimentos de empresas e indústrias.

Para Salmir, o principal fator que dificulta a administração é a burocracia. Ele acredita que com a atualização da legislação municipal será possível acelerar o processo de desenvolvimento da cidade. Além disso, um dos pontos mencionados é a reforma de todas as unidades de saúde e escolas locais, com o objetivo de disponibilizá-las de forma adequada aos cidadãos.

“Estamos trabalhando na reforma de todas as unidades de saúde e unidades escolares do nosso município para colocá-las à disposição de nossa população. Em outra frente, já iniciamos todo um desenvolvimento para que o município possa atrair novos negócios, novas empresas, que fomente novos empregos e também na formação e capacitação de mão de obra”, explica Salmir.

Alagamentos em Biguaçu

Um dos problemas recorrentes enfrentados em Biguaçu são os alagamentos, e o prefeito destacou as iniciativas adotadas para solucionar essa questão.

Salmir da Silva também mencionou a busca por recursos para a construção de um molhe sobre o rio Biguaçu, uma obra que, em conjunto com a macrodrenagem, seria essencial para garantir o escoamento adequado das águas pluviais e oferecer suporte às comunidades pesqueiras, além de incentivar atividades náuticas.

“A macrodrenagem é uma das bandeiras da nossa administração, pois desde o inicia da gestão a gente vem trabalhando na limpeza e desobstrução de canais de escoamento de água pluviais, bem como a substituição de tubulações, galerias, para que as águas das chuvas possam fluir melhor. Estamos firmes no propósito de conseguir os recursos para a construção do molhe sobre o rio Biguaçu. Entendemos que seria complementar para que a macrodrenagem funcione de forma definitiva e acredito que com essa obra concluída, não só auxiliará no escoamento das águas pluviais, como no apoio às comunidades pesqueiras e na exploração náutica”, afirma o prefeito.

Ocupação desordenada

Quanto ao ordenamento da cidade, o prefeito mencionou o Contorno Viário como um marco de desenvolvimento para regiões menos densamente habitadas.

A maior parte do Contorno passa por áreas rurais, e o Plano Diretor já prevê faixas de áreas industriais ao redor dele. Na revisão do Plano Diretor, a proposta é ampliar ainda mais essas áreas, a fim de evitar uma ocupação desordenada.

“O Contorno Viário será um marco de desenvolvimento para regiões que são pouco adensadas. Na revisão do Plano Diretor, a nossa proposta é conseguir aumentar ainda mais estas áreas, para que a gente evite uma ocupação desordenada, como é o caso da ocupação do eixo atual da pista da BR-101. Não só em Biguaçu, mas em São José, Palhoça, a gente vê a dificuldade no desenvolvimento, pois a rodovia praticamente cortou uma região já adensada com cidades. (…) Deveria existir uma preocupação não só do município, mas também do Estado com relação ao planejamento de ocupação dessas regiões, já aproveitando para pensar no transporte coletivo, na integração entre os municípios”, finaliza.

Programação do aniversário

Biguaçu comemora 190 anos com foco na expansão e no desenvolvimento – Foto: Leo Munhoz/ND

Os 190 anos de Biguaçu serão comemorados a partir desta quarta-feira, dia do aniversário, com apresentações musicais, lançamentos, feiras e exposições, além da 25ª Gincana Cidade de Biguaçu e do tradicional corte do bolo.

Programação da quarta-feira (17):

– Durante toda a manhã: exposição de carros dos Bombeiros

– Durante toda a tarde: feira de adoção de animais

Às 10h: abertura oficial da Big Fest, com lançamento do projeto Bombeiro Mirim e apresentação do Coral e Orquestra da Escola de Música de Biguaçu, na Arena Big Fest

Às 14h: missa em ação de graças, na igreja matriz

Às 17h: corte do bolo e parabéns à cidade, na Arena Big Fest

Às 19h30: show da dupla Victor & Fabian, na Arena Big Fest

Às 19h45: culto em ação de graça, na igreja Mais de Cristo

Às 21h: show da dupla Maria Cecília & Rodolfo, na Arena Big Fest

Programação da quinta-feira (18):

Às 13h: tarde dançante da terceira idade, na Arena Big Fest

Às 19h: noite gospel, com apresentações das igrejas locais, na Arena Big Fest

Às 21h: show nacional do cantor gospel Delino Marçal, na Arena Big Fest

Programação da sexta-feira (19):

Às 19h30: abertura da 25ª edição da Gincana Cidade de Biguaçu, na Arena Big Fest

Às 21h: show de abertura com o grupo Deixestar, na Arena Big Fest

Às 23h: show do grupo Inimigos da HP, na Arena Big Fest

Programação de sábado (20):

Às 8h: provas da Gincana, na Arena Big Fest

Durante toda a tarde: feira de adoção de animais

Às 19h: teatro das equipes da Gincana; na sequência, prova de dublagens

Às 23h: show de encerramento do dia, na Arena Big Fest

Programação de domingo (21):

Às 8h: provas da Gincana, na Arena Big Fest

Às 19h: resultado e premiação da Gincana, na Arena Big Fest

Às 21h: Show da banda Chimarruts, na Arena Big Fest

Adicionar aos favoritos o Link permanente.