Quem é Guillermo Lasso, presidente do Equador que dissolveu parlamento

Político conservador tomou posse em 2021 e estava passando por processos de impeachment. Guillermo Lasso durante entrevista em 26 de abril de 2022
Santiago Arcos/Reuters
O presidente do Equador, Guillerme Lasso, dissolveu nesta quarta-feira (17) a Assembleia Nacional do país e convocou novas eleições parlamentares.
Lasso é um político da direita conservadora que atua de forma liberal na economia equatoriana. Ele é um ex-banqueiro que tomou posse em 2021 após uma das maiores crises do país, registrada durante a pandemia da Covid-19.
Na ocasião, ele venceu o candidato de esquerda, o economista Andrés Arauz.
Recentemente, Lasso passou por uma crise institucional envolvendo o aumento na violência ligada ao narcotráfico no país, o aumento do custo de vida e o crescimento de partidos da esquerda equatoriana.
Neste sábado, 20, Guillermo Lasso passaria por uma votação de impeachment atribuído ao caso de peculato na gestão da estatal Flota Petrolera Ecuatoriana (Flopec).
Em junho passado, o Parlamento já havia tentado destituí-lo por votação direta, em meio a violentos protestos indígenas contra o alto custo de vida. Na ocasião, ele ficou a 12 votos da conclusão de um processo de impeachment, devido a uma grave crise política e comoção interna.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.