Agência do Vale do Itajaí ajuda pessoas a conquistar cidadania italiana 

Muitas pessoas anseiam por poder visitar e estudar a Europa sem precisar se preocupar com visto ou tempo de estadia. A cidadania italiana é uma das possibilidades e pode ser acessada de forma simplificada por meio do Consulado Geral de Curitiba, que além do Paraná, também atende cidades de Santa Catarina.

Norma Maria da Rui, agente Consular Honorária da Itália para Blumenau e região, explica como adquirir a tão sonhada cidadania italiana

Agência do Vale do Itajaí ajuda pessoas a conquistar cidadania italiana – Foto: Pixabay/Divulgação/ND

Do Litoral catarinense ao Extremo-Oeste, a agência atende 175 cidades catarinenses e por isso o ideal é fazer o agendamento online antes de se deslocar até a unidade física. Em Blumenau, o consulado está situado na Rua Bonifácio da Cunha, n° 51, no bairro Jardim Blumenau.

Como conquistar a cidadania italiana

Em entrevista para o programa Ver Mais da NDTV, a agente Consular Honorária da Itália para Blumenau e região, Norma Maria da Rui, explica que antes de ter o passaporte, é preciso garantir a cidadania italiana.

O principal, inicialmente, é ler atentamente o site do Consulado Geral da Itália de Curitiba no setor cidadania.

“Então eu parto de um princípio que ninguém da minha família tem cidadania italiana, mas como eu sei que essas informações não podem sair de dentro do consulado porque são sigilosas, o ideal é falar com parentes e amigos”, comenta Norma.

“Conversa boa também se faz nos centros históricos e nas associações. Nós temos duas fortes aqui na região, círculos trentinos e famílias trentinas. Trento é uma região da Itália, que inclusive, no momento, está fechada para novos pedidos, fechou em 2010 porque pertencia ao império austro-húngaro, mas todas as outras regiões estão abertas para novos pedidos”.

A agente explica que são necessários vários documentos partindo do antepassado da Itália até chegar ao requerente. “O que facilitou é que agora não precisa a tradução juramentada de todos os antepassados, somente dos requerentes aqui. Os cartórios de Blumenau já estão reconhecendo essas certidões brasileiras através de uma apostila chamada de Aia”.

A partir do pedido da cidadania, há o prazo de 730 dias para ser reconhecido pelo consulado. Atualmente, a média de espera é de apenas um ano. O contato com o Consulado da Itália na região do Vale do Itajaí pode ser feito por meio dos telefones (47) 99981-4473 ou (47) 3322-8733.

Benefícios de ter um passaporte italiano

O passaporte italiano foi classificado como o segundo mais poderoso do mundo. Países como Estados Unidos, Canadá, Japão e uma grande parte da Europa aceitam o passaporte italiano sem a necessidade de passar pelas restrições convencionais.

Por meio dele, as pessoas garantem acesso a sistemas de saúde de alta qualidade em diversos países, além de abrir portas para quem anseia em estudar fora.

Confira a entrevista completa para o Ver Mais

Adicionar aos favoritos o Link permanente.