Justiça da Espanha concede liberdade a Daniel Alves

A Justiça espanhola decidiu conceder liberdade provisória a Daniel Alves, que foi sentenciado a 4 anos e meio de prisão por estupro. Para isso, ele precisará pagar uma fiança de 1 milhão de euros (aproximadamente R$ 5,4 milhões) e entregar seus dois passaportes (brasileiro e espanhol). Além disso, ele deve se comprometer a não deixar o país e comparecer semanalmente ao Tribunal Provincial. A decisão foi publicada nesta quarta-feira, 20.

Sendo assim, a justiça permite que o jogador aguarde em liberdade uma sentença definitiva sobre o caso, pelo qual foi condenado em primeira instância no mês passado. O caso envolve uma acusação de estupro por parte de uma jovem, alegando que o ex-lateral da seleção brasileira a teria estuprado no banheiro de uma boate de Barcelona em dezembro de 2022.

Daniel Alves solicitou novamente a liberdade provisória ao Tribunal de Justiça da Espanha nesta semana, garantindo que não iria fugir durante uma audiência por videoconferência realizada na terça-feira, 19, com portas fechadas. O jogador declarou ao magistrado que permanecerá na Espanha até o fim do processo, reforçando que Barcelona é o seu local de residência. Sua advogada sugeriu outras medidas alternativas à prisão, como a retirada do passaporte do ex-jogador.

A defesa de Daniel Alves argumenta que, como ele já cumpriu um quarto da pena de prisão desde sua detenção em janeiro de 2023, o ex-jogador pode aguardar a decisão dos recursos em liberdade provisória.

Daniel Alves já teve cinco solicitações semelhantes negadas pela Justiça, que alegou risco de fuga, destruição de provas ou reincidência para negá-las para impedir a liberdade do brasileiro. Entretanto, de acordo com os jornais da Catalunha, uma crise no sistema carcerário do país poderia influenciar na decisão do pedido de liberdade provisória para ex-jogador do Barcelona.

  • Leia também: Caso Daniel Alves: jogador pode mudar versão pela 5ª vez e deve alegar que estava bêbado

O post Justiça da Espanha concede liberdade a Daniel Alves apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.