Instituições discutem implementação de cursos profissionalizantes para indígenas no Amazonas

instituicoes-discutem-implementacao-de-cursos-profissionalizantes-para-indigenas-no-amazonas


Durante encontro, foi discutido termo de cooperação técnica para dar andamento nas demandas. Instituições discutem implementação de cursos profissionalizantes para indígenas do Amazonas.
Divulgação/FEI
A Fundação Estadual do Índio (FEI) esteve em reunião com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) nesta quinta-feira (25), para discutir projetos que envolvem cursos de capacitação para indígenas dos municípios do Amazonas.
A reunião aconteceu na sede do órgão com a finalidade de discutir e alinhar mecanismos para estimular a profissionalização de pessoas indígenas em áreas correlacionadas a seu meio socioambiental e ao conhecimento tecnológico. Além disso, os cursos também embarcam questões relevantes para a sociodiversidade e a biodiversidade.
Durante a conversa, a diretora-presidente do Cetam, Hellen Cristina Silva, falou sobre a oportunidade de difundir conhecimento qualificado para as comunidades originárias que precisam estar cientes sobre as mudanças sociais do País.
“Queremos que os indígenas estejam capacitados para o mercado de trabalho atual, por isso é fundamental essa cooperação técnica entre o CETAM e FEI para qualificá-los da melhor maneira possível”, disse a diretora.
Estiveram presentes o diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão, o chefe de departamento técnico da FEI, Valmir Parintintin e a diretora-presidente do Cetam, Hellen Cristina Silva Matute.
“Os cursos que serão propostos têm um direcionamento importante para os parentes, porque eles lidam com os temas de governança das aldeias e de sustentabilidade e economia da floresta, e também cursos que podem contribuir para o mercado de trabalho como informática, administração, tecnologia, agricultura e entre outros”, pontuou o diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão.
Vídeos mais assistidos do Amazonas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.