Irã diz ter testado míssil balístico com sucesso

ira-diz-ter-testado-missil-balistico-com-sucesso

O Irã testou com sucesso um míssil balístico com alcance potencial de 2.000 km na quinta-feira (25), segundo a mídia estatal iraniana, dois dias depois que o chefe das Forças Armadas de Israel levantou a perspectiva de “ação” contra Teerã por causa de seu programa nuclear.

O Irã, que tem um dos maiores programas de mísseis do Oriente Médio, diz que suas armas são capazes de atingir as bases dos arqui-inimigos Israel e Estados Unidos na região.

Apesar da oposição dos EUA e da Europa, a República Islâmica disse que desenvolverá ainda mais seu programa “defensivo” de mísseis.

“Nossa mensagem para os inimigos do Irã é que defenderemos o país e suas conquistas. Nossa mensagem para nossos amigos é que queremos ajudar a estabilidade regional”, afirmou o ministro da Defesa iraniano, Mohammadreza Ashtiani.

A TV estatal transmitiu alguns segundos do que disse ser o lançamento de uma versão atualizada do míssil balístico iraniano Khoramshahr 4 com alcance de 2.000 km e capaz de carregar uma ogiva de 1.500 kg.

A agência de notícias estatal Irna informou que o míssil de combustível líquido foi batizado de “Kheibar”, uma referência a um castelo judeu invadido por guerreiros muçulmanos.

“As excelentes características do míssil Kheibar construído domesticamente incluem preparação rápida e tempo de lançamento, o que o torna uma arma tática além de estratégica”, afirmou.

Israel, que a República Islâmica não reconhece, vê o Irã como uma ameaça existencial. O Irã diz que seus mísseis balísticos são uma importante força de dissuasão e retaliação contra Estados Unidos, Israel e outros potenciais adversários regionais.

Um porta-voz militar israelense disse que os militares não comentam tais assuntos.

Na terça-feira (23), o principal general israelense discutiu uma possível ação militar contra o Irã, já que os esforços de seis potências mundiais para retomar o acordo nuclear de Teerã de 2015 pararam desde setembro passado, em meio a crescentes temores ocidentais sobre os avanços nucleares acelerados de Teerã.

O acordo, que Washington abandonou em 2018, impôs restrições às atividades nucleares do Irã que estenderam o tempo que Teerã precisaria para produzir material físsil suficiente para uma bomba nuclear, se assim o desejasse. O Irã nega buscar armas nucleares.

(Reportagem adicional de Henriette Chacar em Jerusalém)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Irã diz ter testado míssil balístico com sucesso no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.