Como o governo pretende reduzir preço dos carros populares

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Em entrevista a Natuza Nery, Carlos Góes comenta efeitos práticos da medida tomada pelo governo Lula. O governo anunciou nesta quinta-feira (25) o corte de impostos para reduzir preço de carros populares em até 10,96%.
A medida valerá para veículos com valor final de até R$ 120 mil e pode fazer com que os carros populares novos voltem a custar menos de R$ 60 mil, segundo o setor automotivo.
Em entrevista a Natuza Nery , o colunista do jornal O Globo Carlos Góes e o jornalista André Paixão explicam quais devem ser os efeitos práticos da medida anunciada e quais os rumos da política industrial no governo Lula.
“O governo precisa justificar muito bem [o corte de impostos], em especial em um contexto de ajuste fiscal para dar subsídio a grandes empresas em um contexto em que você está pedindo para a sociedade fazer um ajuste fiscal em outras margens. Esse é o grande risco que a gente precisa debater. O Congresso precisa debater e o governo precisa ser transparente nessa margem”, diz Góes.
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Terezinha Almeida/ TV Vanguarda
Góes, que é diretor do Instituto Mercado Popular, defende um maior investimento em pesquisa científica de base, fazendo com que os setores sirvam como um “efeito dominó” para a economia.
Para ele, a política industrial voltada para o setor automobilístico vai no sentido oposto. “O setor automotivo não é um setor que fornece insumos pra outro setores da economia. Na verdade, ele está no final da cadeia produtiva e usa muitos insumos.”
Ouça a entrevista completa no podcast O Assunto
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