O que Gabigol, do Flamengo, fez para ser suspenso do futebol por 2 anos?

Gabriel Barbosa, o Gabigol, foi suspenso do futebol por dois anos por tentativa de fraude no exame antidoping. O resultado foi divulgado em julgamento concluído nesta segunda-feira (25).

Gabigol aponta durante jogo do Flamengo no Maracanã

Gabigol foi suspenso por dois anos – Foto: CRF/Divulgação/ND

O jogador havia sido denunciado pela procuradoria do TJD-AD (Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem) no fim de 2023. Ele foi acusado de tentar fraudar o exame antidoping surpresa realizada no Ninho do Urubu, CT do Flamengo, realizado no dia 8 de abril, antes da final do Campeonato Carioca daquele ano.

Segundo informações da procuradoria, o jogador teria ido direto para o treino e, na hora do almoço, “ignorou” os oficiais e os “tratou com desrespeito”.

Ainda segundo o relato, após isso, Gabigol pegou o vaso coletor sem avisar, e “não gostou” de o fiscal o ter acompanhado até o banheiro para a coleta. Além disso, ao fim, ele teria entregue o vaso aberto, contrariando a orientação recebida.

Posteriormente, em nota, o jogador desmentiu a situação. “Reiteramos que, em nenhum momento, o atleta tentou fraudar o exame”, reforçou o staff do atleta na época.

Outro ponto da defesa do jogador, por exemplo, é que o atacante fez o exame de sangue, que é considerado mais efetivo, e não apontou qualquer irregularidade.

A pena para Gabigol começa a valer a partir de abril. Contudo, a defesa do atleta pode entrar com recurso.

Qual foi o erro de Gabigol?

O atacante do Flamengo é acusado de infringir o artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que se refere a “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”.

O código ainda prevê suspensão de até quatro anos em caso de condenação.

Gabigol corre ao lado de Luiz Araújo durante jogo do Flamengo

Jogador não vive boa fase em 2024: apenas 2 gols, além de amargar a reserva – Foto: CRF/Divulgação/ND

O jogador foi representado pela equipe do advogado Bichara Neto, que defendeu Paolo Guerrero na suspensão por doping nos tribunais da Fifa em 2017. Como coincidência, na época o peruano também atuava no Rubro-Negro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.