Brasil enfrenta a Espanha em amistoso de combate ao racismo

O segundo jogo de Dorival Júnior como treinador da Seleção Brasileira será novamente contra um forte rival europeu, fora de casa, mas desta vez com um detalhe a mais: o confronto contra a Espanha nesta terça-feira (26), no estádio Santiago Bernabéu, em Madri, terá como tema o combate ao racismo. A partida terá início às 17h30 (de Brasília).

O amistoso foi marcado em junho de 2023, na auge de casos de racismo que o atacante da Seleção, e do Real Madrid, Vinícius Júnior sofre na Espanha. Nesses nove meses nada melhorou, o jogador continua sendo chamado de macaco, entre outros insultos raciais, e na segunda-feira (25) ele concedeu uma emocionada entrevista coletiva na qual admitiu que por vários momentos perdeu a vontade de jogar futebol.

Leia mais

Zagueiro do Inter deixa gramado aos prantos após perder pênalti por cavadinha

Alpinista de filme vencedor do Oscar escala uma das montanhas mais intocadas do mundo

Inglaterra x Bélgica: horário e onde assistir ao amistoso internacional

Dorival se solidarizou com Vini Jr., chamando de covarde os ataque que sofre, ao mesmo tempo em que precisa tratar a partida como um evento esportivo comum. Ele pretende usar os 90 minutos para observar com calma mais jogadores neste início de trabalho.

“Os jogadores se respeitam, muitos deles [da Espanha] jogam com Vinícius no Real Madrid. Viemos aqui para um compromisso esportivo”, disse o treinador.

Possíveis mudanças na equipe

Dorival Júnior disse que depende de conversa com seus departamentos médico e de fisiologia para decidir os titulares da Seleção para o jogo contra a Espanha. O treinador adiantou, entretanto, que Endrick, autor do gol da vitória de 1 a 0 sobre a Inglaterra, no sábado (23), começará no banco de reservas.

Havia expectativa da torcida e da imprensa espanhola de que o futuro trio do Real Madrid Rodrygo, Endrick e Vini Jr pudesse atuar junto no estádio da equipe espanhola.

O técnico teme cansaço dos atletas que começaram a vitória sobre a Inglaterra no estádio de Wembley, em Londres. Por isso, ele trabalhou duas formações de time no treino desta segunda-feira (25), no estádio Alfredo Di Stefano, na Ciudad Madrid, complexo esportivo do Real Madrid.

“Temos que ter esse cuidado, buscarmos a opção correta. Se a manutenção de uma equipe, dois dias e meio depois de um jogo intenso como foi em Londres, é a opção correta, se toda essa equipe estará recuperada. Vamos enfrentar uma Espanha que é um time jovem, com posse de bola, então esperamos um jogo com desgaste físico”, disse Dorival Júnior.

“Temos a questão de manter o time, começar a ter uma cara, um encaixe, com os jogadores. Ou também observar outros atletas, já que é um amistoso, e estamos em início de trabalho”, completou Dorival.

Richarlison não esteve à disposição contra a Inglaterra por estar em fase de recuperação de lesão sofrida em seu clube, o Tottenham-ING. E era esperado que ele não teria condições de enfrentar a Inglaterra, mas pode jogar alguns minutos contra a Espanha. Savinho, do Girona, pode ser a surpresa na vaga de Raphinha entre os titulares.

Espanha x Brasil

Espanha: Simón; Carvajal, Le Normand, Laporte e Grimaldo; Rodri, Fabián e Dani Olmo; Lamine Yamal, Morata y Nico Williams. Técnico: Luis de la Fuente.

Brasil: Bento; Danilo, Fabrício Bruno (Bremer), Beraldo (Murilo) e Wendell (Ayrton Lucas); Bruno Guimarães, João Gomes (Douglas Luiz) e Lucas Paquetá; Vini Jr, Rodrygo e Raphinha (Savinho). Técnico: Dorival Júnior.

Motivo: amistoso
Data e Horário: 26 de março de 2024 (terça-feira), às 17h30 (de Brasília)
Local: Estádio Santiago Bernabéu, em Madri
Transmissão: TV Globo, SporTV e Ge.com

Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

YouTube
Tiktok
Instagram
Twitter

Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasil enfrenta a Espanha em amistoso de combate ao racismo no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.