Deputado propõe que comida de presos seja natural e “minimamente processada”

deputado-propoe-que-comida-de-presos-seja-natural-e-“minimamente-processada”

Um Projeto de Lei protocolado na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) prevê o estabelecimento de diretrizes no fornecimento de comida nos presídios da capital federal. O texto, de autoria do deputado distrital Fábio Felix (PSol), estabelece, ainda, multa caso a comida oferecida não seja de qualidade.

O PL prevê que os presos no DF tenham, no mínimo, quatro refeições diárias, e preferência por alimentados naturais ou “minimamente processados, variados e seguros”, além do acesso ininterrupto à água potável.

O deputado ainda sugere que as condições sanitárias de todos os alimentos devem ser atestadas por um responsável técnico e que seja proibida a distribuição de alimentos mal cozidos, crus ou estragados.

As comidas que passassem pela avaliação deveriam ser servidos em marmitas “higienizadas, refrigeradas e transportadas em boas condições sanitárias”.

Após relatos de larvas e lesmas em comida de presídios do DF, MP expede recomendação

Segundo o texto, a alimentação seria fornecida pela pessoa jurídica responsável pela custódia dos presos, e poderia ser prestada de forma direta ou mediante contratação de empresas terceirizadas.

Caso alguma das diretrizes do projeto fossem descumpridas, o texto estabelece uma multa de até 5% do valor do contrato que o GDF assinasse com empresas públicas, além da rescisão contratual. Caso o descumprimento seja por parte de empresa privada, a multa poderá ser de R$ 10 mil a R$ 1 milhão.

O PL passará pelas comissões da CLDF antes de ser apreciado pelos deputados em plenária.

Relatório

Em março deste ano, um relatório produzido pelo Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, órgão ligado ao Ministério dos Direitos Humanos, mostrou que os presos do DF sofrem com comida estragada, falta de água e de produtos de higiene.

O relatório foi feito com base em visitas realizadas ao Complexo da Papuda e à Colmeia.

De acordo com o documento, os custodiados jogam maior parte da comida fora — por estar estragada e azeda — e reclamam de problemas de saúde devido à falta de água potável.

The post Deputado propõe que comida de presos seja natural e “minimamente processada” first appeared on Metrópoles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.