Roger Waters é investigado na Alemanha por figurino de show

roger-waters-e-investigado-na-alemanha-por-figurino-de-show

A polícia da Alemanha iniciou uma investigação criminal contra o ex-vocalista da banda Pink Floyd, Roger Waters, por causa do uso de um uniforme em um show recente em Berlim. As informações são do The Guardian

“Estamos investigando uma suspeita de incitação ao ódio público porque as roupas usadas no palco podem ser utilizadas para glorificar ou justificar o regime nazista, perturbando a ordem pública”, disse o porta-voz da polícia de Berlim, Martin Halweg. 

Formulário de cadastro

No show que se deu na arena da Mercedes Benz em Berlim, Waters apareceu no palco como o personagem Pink da ópera rock The Wall durante uma apresentação da música In the Flesh. O cantor vestiu um sobretudo de couro preto com uma braçadeira vermelha com 2 martelos cruzados em vez de uma suástica.

O uso e a exibição de símbolos nazistas, incluindo a suástica e a insígnia da SS, é ilegal na Alemanha, com exceções para fins educacionais e em contextos artísticos.

Na ópera, o personagem interpretado por Waters se imagina como um ditador fascista fictício se dirigindo a um comício neonazista. A obra faz críticas ao regime nazista e ao período pós-2ª Guerra Mundial (1939-1945). 

Na versão cinematográfica de 1982 de The Wall, o compositor Bob Geldof cantou a mesma música em um uniforme de estilo nazista. Na turnê The Wall Live, entre  2010 e 2013, Waters usou um traje semelhante. A turnê incluiu 9 shows na Alemanha.

Como parte da investigação, a polícia de Berlim afirma estar analisando as imagens de shows anteriores na Alemanha para avaliar se o figurino havia sido trocado.

Assista abaixo um trecho do filme “The Wall” em que aparece o personagem Pink com um figurino similar ao que Waters usou no show da Alemanha:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.