Mulher é deixada desacordada no meio da rua após ser agredida por homem durante show em SC

Duas mulheres ficaram feridas após serem agredidas por um homem durante um show musical na praça municipal de Coronel Martins, no Oeste de Santa Catarina. Uma delas ficou desacordada e caída no meio da rua.

Mulher ficou desacordada

Agressões aconteceram durante um show na cidade de Coronel Martins – Foto: Giovanni Silva/Arquivo/ND

O crime foi atendido pela PM (Polícia Militar) por volta da 1h da madrugada do domingo (31). Segundo informações da PM, as vítimas tinham 20 e 21 anos. O suspeito, esposo da jovem de 21 anos, fugiu do local após as agressões.

As duas mulheres foram socorridas e levadas ao posto de saúde municipal para atendimento médico. Os policiais realizaram buscas pelo suspeito, mas ele não foi localizado. A motivação das agressões não foi informada pela polícia.

Mulher, veja as forma de pedir ajuda

Sinal Vermelho

Há quatro anos, o Conselho Nacional de Justiça e a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) lançaram a Campanha Sinal Vermelho contra a violência doméstica.

O código foi criado para que as mulheres possam pedir ajuda de forma silenciosa e discreta. Basta desenhar um X em vermelho na palma da mão e mostrar para um atendente de algum estabelecimento, e a polícia será acionada.

O sinal, citado em lei, possibilita que a vítima faça isso em todos os lugares, até mesmo pela janela do carro.

Sinal de ajuda

Conhecido como #SignalForHelp (sinal por ajuda, em português), o simples gesto criado pelo Canadian Women’s Foundation tem o propósito de indicar que a mulher não está em uma situação segura.

Ele é feito da seguinte forma: com a mão aberta e os dedos juntos, leve o dedão ao centro da palma e abaixe os outros dedos por cima.

Peça uma pizza

Agora, nas situações em que a vítima está em perigo, como aquelas em que ela está no mesmo ambiente do agressor e não tem como pedir ajuda, usar o telefone ou celular para pedir uma pizza funciona.

Os operadores dos canais de emergência, como o 190, já são treinados para avaliar esse tipo de situação.

Canais oficiais

Por telefone

O canal oficial para denunciar violência contra a mulher é o 180, mas este é aconselhado para momentos em que não há urgência.

Por exemplo, nos casos em que a mulher vive essa situação no dia a dia, mas não tem uma briga acontecendo naquele exato momento, é possível ligar e fazer uma denúncia anonimamente. Para casos emergenciais em que a ação precisa ser imediata, ligue 190.

Pela internet

A denúncia pode ser feita de duas formas: uma delas é pelo Telegram. Basta digitar na busca “DireitosHumanosBrasil” e mandar mensagem para a Central de Atendimento à Mulher.

A outra forma é fazer um boletim de ocorrência por meio do site Delegacia Virtual de Santa Catarina. O boletim deve ser preenchido com o máximo de detalhes possíveis. Em até 48 horas a polícia averigua a situação e encaminha para o Juizado de Violência Doméstica.

Pessoalmente

Se nenhuma das opções anteriores for viável, é possível ir à delegacia mais próxima, preferencialmente uma DEAM (Delegacia de Atendimento à Mulher), onde os profissionais são especializados na área, e fazer a denúncia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.