Luiz Melodia é homenageado em mural no Estácio

luiz-melodia-e-homenageado-em-mural-no-estacio


Arte feita pelo projeto Negro Muro foi pintada na região do Morro do São Carlos, onde o cantor e compositor morou e compôs sobre. Luiz Melodia é homenageado em mural no Estácio
Reprodução/Facebook projeto Negro Muro
Um mural em homenagem ao cantor e compositor Luiz Melodia, que morreu aos 66 anos em 2017, foi inaugurado nesta sexta-feira (26) no bairro do Estácio, onde o artista morou e sobre o qual compôs.
O mural faz parte do projeto Negro Muro, que homenageia personalidades pretas que têm relação com o Rio de Janeiro. A arte em homenagem a Melodia foi feita na Rua Joao Paulo I com a Rua Paulo de Frontin, nos arredores do Morro do São Carlos.
“Um dos maiores nomes da MPB (música preta brasileira), Melodia é cria do São Carlos e figura célebre dali bem junto ao paço, bem no compasso, no largo do Estácio. O muro traz os feijões como referência à capa de ‘Pérola Negra’, ao ‘Negro Gato’, à louquíssima história de quando Melodia lançou seu disco ‘Mico de Circo’ andando de cavalo em Salvador, além de um retrato seu ainda jovem quando trabalhou com moda”, escreveu o projeto em suas redes sociais.
A arte também homenageia os pais de Melodia, com a presença de Oswaldo Melodia (com seu violão de 4 cordas ao centro e a placa de rua que leva seu nome no São Carlos), sua mãe Eurídice, costureira importante da comunidade. Também aparece na pintura a bandeira do time de coração de Melodia, o Vasco da Gama.
Participaram da inauguração membros da velha guarda da Estácio de Sá e parentes de Melodia. No post sobre a inauguração, o Negro Muro lembra que foi na mesma rua da homenagem que a vereadora Marielle Franco foi assassinada, em 2018.
“Na rua que guarda a memória tão triste da morte de Marielle, surge mais um rosto negro como contraponto de celebração da vida. A vida de Melodia, de Marielle e de todo o povo preto brasileiro”.
Initial plugin text
Adicionar aos favoritos o Link permanente.