Acervo histórico: Brasil lança plataforma de medicamentos para acelerar aprovação de patentes

O MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) lançou nesta segunda-feira (8) a Plataforma de Dados de Patenteamento do Setor Farmacêutico para ajudar a desenvolver medicamentos no Brasil.

Acordo de Cooperação Técnica com o INPI facilitará atualização da base de dados da plataforma até 2023.- Foto: Unsplash/Divulgação/ND

Criada pelo Grupo FarmaBrasil, associação que reúne as principais empresas da indústria farmacêutica brasileira em parceria com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), a ferramenta disponibiliza dados de depósito de pedidos de patentes de medicamentos de 2000 até 2021.

Patente de medicamentos

Segundo o vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o objetivo é reduzir o prazo de aprovação de patentes no país.

“Precisamos encontrar caminhos para agilizar os registros de patentes e isso precisa ser feito de forma transparente, apresentando os dados para que a sociedade estabeleça as estratégias, o trabalho e os investimentos”, disse em apresentação da plataforma.

Investimento na saúde e indústria

Ainda, de acordo com os desenvolvedores, os dados disponibilizados  facilitam a tomada de decisão de gestores sobre investimentos em saúde, sejam eles públicos ou privados.

“Ter um sistema de patentes bem estruturado, equilibrado e ágil e ferramenta fundamental para impulsionar a pesquisa e inovação no setor industrial, nas universidades, centros de pesquisa”, ressaltou o presidente do Grupo FarmaBrasil, Reginaldo Arcuri.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.