Lula tem reunião com Haddad em meio a crise com Petrobras

Siga nosso Instagram @saobentoemfoco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá uma agenda nesta segunda-feira (08), com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em meio à crise na Petrobras. O encontro com o chefe da pasta foi mantido mesmo depois do petista ter cancelado uma reunião ministerial para tratar sobre a estatal. 

Após ser convocado por Lula, Haddad precisou alterar sua agenda, cancelando sua participação no Rumos 2024, evento promovido pelo jornal Valor Econômico em São Paulo. O ministro iria presencialmente à abertura do evento, mas retornou a Brasília para tratar sobre a crise na Petrobras.

 

Crise na Petrobras

A crise entre o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, virou o novo embate para Lula. O Chefe do Executivo não descarta a demissão de Prates e a indicação do atual presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, para o posto. 

A expectativa é de que Haddad defenda a permanência de Jean Prates pela permanência no cargo, sob o argumento de que não haveria motivos técnicos para sua demissão. Além do apoio do ministro da Fazenda, o atual presidente da estatal conta com o apoio da bancada do PT no Senado.  

O episódio mais recente da disputa interna veio na discussão sobre a distribuição dos dividendos extraordinários da Petrobras. Prates defende distribuir 50%  dos recursos extraordinários aos acionistas, mas Silveira e o conselho discordaram diante de discussões sobre o folêgo da estatal para investimentos em energia limpa.

Na ocasião, Silveira defendeu que a Petrobras não tinha como objetivo exclusivo a “distribuição de lucros exorbitantes aos acionistas”. A decisão levou a uma perda de R$55 bilhões de reais no valor de mercado da petroleira.

Petistas acreditam que a saída de Prates, neste momento, poderia ser traumática para a empresa e criaria uma crise desnecessária para o governo. Uma conversa entre Lula e o presidente da Petrobras pode ocorrer nos próximos dias.

// Load Script Denakop
var w = window.top,
d = w.document,
s = d.createElement(“script”),
b = d.head || d.getElementsByTagName(“head”)[0];
s.src = “https://v3.denakop.com/denakop.js”;
s.type = “text/javascript”;
s.async = true;
s.setAttribute(“data-cfasync”, “false”);
b.appendChild(s);
w.denakoptag = w.denakoptag || {
cmd: []
};
w.denakoptag.cmd.push(function() {
w.denakoptag.setAccountId(10529);
});

// Load Script Vidoomy
// var w2 = window.top, d2 = w2.document, s2 = d2.createElement(“script”), b2 = d2.head || d2.getElementsByTagName(“head”)[0];
// s2.src = “https://ads.vidoomy.com/diariodopoderbr_17211.js”;
// s2.type = “text/javascript”;
// s2.async = true;
// b2.appendChild(s2);

// Load Script Truvid
if (document.querySelector(‘#ddp-truvid’) && (widthScreen
source
Fonte

Diario do Poder

Adicionar aos favoritos o Link permanente.