Os militantes bloquearam durante a tarde a autoestrada A12, no centro da cidade, na sétima ação deste tipo organizada pelo grupo no mesmo local.
“No total, 1.579 pessoas foram detidas, das quais 40 serão processadas”, informou a polícia. Entre os detidos está a atriz Carice van Houten, 46, que interpretou a sacerdotisa “Melisandre” na série Game of Thrones.
Cerca de 7.000 pessoas participaram da manifestação de hoje, segundo um porta-voz do XR. Um dos militantes mordeu o agente que o estava prendendo, segundo as forças de segurança.
– Apoio popular –
A presença de personalidades culturais e de outras esferas é comum nos protestos do XR na Holanda. Carice van Houten foi liberada e voltou para casa, segundo a agência de notícias holandesa ANP, que citou o representante da atriz, sem especificar se ela será processada.
“Existe um grande apoio popular a uma verdadeira ação climática, e as pessoas se dão conta de que o governo se opõe ativamente a isto ao subsidiar a indústria das energias fósseis”, explicou Aaron Pereira, 31, porta-voz holandês do XR, movimento que começou em 2018, no Reino Unido, e se estendeu a outros países.
A ação de autoridades contra os movimentos ambientalistas gera polêmica em vários países europeus, entre eles Holanda, Bélgica, França e Alemanha. Um tribunal belga condenou recentemente a polícia de Bruxelas a indenizar 12 militantes do XR por tê-los prendido, algemado e revistado nus.