Será que realmente vivemos na era das relações tóxicas? Psicanalista discorre sobre o tema

A cada dia que passa novas notícias de famosos com relacionamentos que não deram certo infestam as redes sociais. É praticamente impossível não encontrar vídeos, fotos ou até músicas de casos assim. Tendo isso em vista, fica o questionamento: será que realmente vivemos na era das relações rasas, líquidas e tóxicas?

Segundo episódio do podcast A Coisa Mais Aleatória aborda o tema das relações toxicas nos dias atuais

Segundo episódio do podcast A Coisa Mais Aleatória aborda o tema das relações toxicas nos dias atuais – Foto: Hillary Marcos

O assunto é tema do segundo episódio do podcast A Coisa + Aleatória. No programa, a apresentadora da NDTV Marta Gomes e a psicanalista Bianka Any indagaram sobre o amor, demonstrações tóxicas e como encaramos as relações afetivas nos dias atuais.

No episódio ambas discorrem sobre assuntos como a ilusão de se apaixonar por alguém que supostamente “se escolhe”, os desencontros nas relações amorosas, o trabalho de se colocar na “vitrine do amor” nos aplicativos de paquera e as singularidades dos indivíduos que decidem manter relações somente pelo desejo e/ou falta.

Outros assuntos também foram abordados, dentre eles, os enigmas das relações,  insegurança, ciúmes, carência e incompletude.

Bianka e Marta comentaram sobre como os sites e aplicativos de relacionamento influenciam em processos que deveriam ser naturais, como o de criar laços afetivos.

“Hoje em dia com a ótica dos aplicativos de relacionamento, primeiro você conquista alguém e depois começa a gostar, mas naturalmente isso era deveria ser o contrário”, disse Bianka.

Afinal, vivemos na era das relações tóxicas?

A projeção e idealização de uma relação perfeita é um dos casos mais comuns de frustração. Bianka explica que “Quando estamos nos relacionando com alguém existe uma tendência de constantemente idealizar a perfeição do outro”, diz.

“Mas isso somente até passar o tempo e descobrir que o outro não é uma fantasia de completude, e que assim como qualquer outra pessoa ele também tem inseguranças, falhas e defeitos”.

Bianka foi a primeira convidada do A Coisa Mais Aleatória – Foto: Hillary Marcos

Ainda de acordo com Bianka, “As relações tóxicas acontecem desde a Grécia antiga, é só fazer um comparativo com os relacionamentos dos nossos avós, por exemplo. A toxicidade sempre existiu, desde muito tempo atrás.”, finaliza.

Podcast A Coisa + Aleatória

Imagem de destaque - Podcast - A coisa + aleatória

Imagem de destaque – Podcast – A coisa + aleatória – Foto: Divulgação/ND

O novo podcast do Grupo ND, traz a apresentadora do SC no ar, Marta Gomes, e a para tratar de assuntos sobre psicologia e psicanálise. Com convidados diversos, clima descontraído e muita alegria, o programa vai ao ar a cada 15 dias e está disponível no Spotify e no ND Play.

A produção do podcast Vá Para a Corrida é realizada pelo Núcleo de Projetos Multimídia do Grupo ND, que trabalha com inovação e criação de novos produtos em jornalismo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.