‘Terceira vez que tenho que reconstruir casa’, diz morador afetado por erosão em arquipélago na foz do Rio Amazonas

‘terceira-vez-que-tenho-que-reconstruir-casa’,-diz-morador-afetado-por-erosao-em-arquipelago-na-foz-do-rio-amazonas


No início desta semana 4 famílias perderam as casas por conta do fenômeno das ‘Terras Caídas’. Quatro casas foram destruídas. Fenômeno das ‘Terras Caídas’ segue afetando moradores do Arquipélago do Bailique
Neste último fim de semana 4 famílias perderam as casas no Arquipélago do Bailique, na costa do Amapá, por conta da erosão que atinge a região. O problema ocorre por conta do fenômeno conhecido como “Terras Caídas”, provocado pela força do Rio Amazonas sobre as margens de pequenos rios locais.
As famílias atingidas moram na Vila Progresso, a maior do conjunto de ilhas. O morador Manoel Nazareno Pantoja, de 58 anos, mora com a esposa no local e descreveu que perderam tudo na segunda-feira (15).
“Perdi a minha casa, o lugar onde eu trabalhava. Perdi tantas coisas que a gente tanto batalhou pra conseguir. Não foi a primeira casa minha que já foi embora, já é a terceira vez que tenho que reconstruir casa”, disse o morador.
Fenômeno das ‘terras caídas’ destrói casas e escolas em arquipélago na Amazônia
O morador informou ainda que esta é a terceira vez que perde casa no arquipélago, e que mais uma vez vai precisar reconstruir a casa longe da margem do rio.
O fenômeno também afeta o fornecimento de energia elétrico, que chega a boa parte das comunidades por via subaquática.
Fenômeno das Terras Caídas – Arquipélago do Bailique – Amapá – Foz Rio Amazonas
Reprodução/Rede Amazônica
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.