Comissão aprova inclusão de dados sobre autismo e TDAH em censos

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4459/2021, que determina a inclusão do TEA (Transtorno do Espectro Autista), do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade), da dislexia, de doenças raras e de visão monocular nas pesquisas dos censos populacionais.

O objetivo é fazer o levantamento nacional dos casos diagnosticadas destas condições. Os censos demográficos são realizados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O texto aprovado é o substitutivo do deputado Sargento Portugal (Podemos-RJ) ao PL 4459/21, da ex-deputada Rejane Dias (PT-PI). O projeto original prevê a coleta de informações apenas sobre TEA, TDAH e dislexia.

Direcionamento

Portugal defendeu a aprovação do texto. Segundo ele, o conhecimento da realidade da população contribui para direcionar melhor as políticas públicas.

“O acesso a diversos dados populacionais pode favorecer a construção de indicadores úteis no processo de criação, implementação e avaliação das políticas voltadas a diferentes parcelas da população”, afirmou Portugal, acrescentando que o direcionamento mais objetivo pode significar uma distribuição equitativa dos recursos públicos.

A proposta aprovada dá prazo de 360 dias, depois da publicação, para a lei entrar em vigor. As novas regras são inseridas na Lei 7.853/89, que dispõe sobre a integração social das pessoas com deficiência.

A lei já estabelece a inclusão de questões sobre o TEA nos censos populacionais realizados a partir de 2019.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania).

Com informações da Agência Câmara de Notícias.

++ Notícias

Crédito e impacto: como contribuir para a inclusão financeira

Comissão de MP da reestruturação aprova texto que esvazia poderes do Ministério do Meio Ambiente

Comissão adia votação sobre MP que reestrutura ministérios

Câmara aprova urgência sobre marco temporal

Comissão da MP do Mais Médicos promove novo debate na terça-feira

O post Comissão aprova inclusão de dados sobre autismo e TDAH em censos apareceu primeiro em Market Insider.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.