SP sedia 1ª etapa brasileira da Copa do Mundo de Coleta de Lixo

sp-sedia-1a-etapa-brasileira-da-copa-do-mundo-de-coleta-de-lixo

São Paulo – A ONG japonesa Nippon Foundation realiza neste domingo (28/5), pela primeira vez no Brasil, uma competição de coleta de lixo, uma espécie de Copa do Mundo do esporte – sim, o chamado SPOGOMI é um esporte regulamentado no Japão desde 2008.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1

Publicidade do parceiro Metrópoles 2

Publicidade do parceiro Metrópoles 3


0

O torneio vai acontecer no Largo da Batata, zona oeste de São Paulo, e vai premiar o trio vencedor com R$ 5 mil e uma viagem com todas as despesas pagas para o Japão para participar da etapa mundial da competição.

A modalidade é disputada em trios, que devem recolher e separar o lixo em uma área delimitada. Vence a competição quem coletar e separar a maior quantidade de resíduos.

Assim que as inscrições foram abertas no Brasil, 33 trios (limite máximo) se apresentaram em três dias e até uma fila de espera foi montada. Segundo a organização, muitas pessoas ligadas à comunidade japonesa, que tem tradição em consciência ecológica, estarão entre os participantes. Mas também se inscreveram jovens, simpatizantes de causas ambientais e até famílias inteiras.

Entre os inscritos está o criador de games Gabriel Antonioli, 27 anos, carioca que vive e trabalha em São Paulo. “Sou fã da cultura japonesa e me interessei pela competição assim que li a respeito nas redes”, conta. Para fechar a equipe, ele chamou os amigos Andrés Santana e Julia Francine, que também trabalham com conteúdo digital. “Eles toparam na hora.”

Durante a competição, os três pretendem produzir material para seus canais no TikTok e na Twitch em que vão falar a seus seguidores sobre sustentabilidade e responsabilidade social. “Nosso principal intuito é abordar o exemplo japonês e a importância da higiene urbana, mas se a gente ganhar vai ser incrível”, afirma Gabriel.

Como será o torneio

Neste domingo (28/5), os 99 participantes vão receber equipamentos de segurança e de limpeza para atuar num raio de 1,5 quilômetro do Largo da Batata. A coleta municipal convencional não será feita na véspera pela Prefeitura. O credenciamento vai acontecer das 9h30 às 11h.

Às 12h, serão anunciadas as regras da competição, que vai acontecer das 12h30 às 13h30. Nesse período, os 33 trios terão que recolher o máximo de lixo que conseguirem.

Depois disso, os participantes serão direcionados ao Centro de Inovação Verde Bruno Covas – Hub Green Sampa, da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), que apoia a iniciativa. No centro, que fica na Praça Victor Civita, será feita a separação do material coletado nas respectivas categorias de reciclagem e, em seguida, sua pesagem.

O anúncio dos resultados deve acontecer por volta de 14h30. Haverá uma breve cerimônia de premiação e encerramento. Os três vencedores vão dividir o prêmio de R$ 5 mil e formalizar seus nomes como finalistas da SPOGOMI World Culp 2023, que vai acontecer em novembro no Japão. A viagem será totalmente patrocinada pela Nikkon Foundation.

Tradição japonesa

Os japoneses são conhecidos por sua consciência ambiental e já se tornaram célebres as cenas de torcedores do país limpando arquibancadas após partidas de Copa do Mundo. Imagens dessa prática têm viralizado desde a Copa de 2014 e encantaram o mundo pelo exemplo de civismo. No ano passado, no Qatar, após a vitória histórica do Japão sobre a Alemanha por 2 a 1, até a Fifa elogiou o gesto: “Enorme respeito por esses fãs japoneses” (veja abaixo).

The post SP sedia 1ª etapa brasileira da Copa do Mundo de Coleta de Lixo first appeared on Metrópoles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.