Trio de amigas campeãs em caminhadas no Paraná compartilham experiência: ‘Conheci muitos lugares’

trio-de-amigas-campeas-em-caminhadas-no-parana-compartilham-experiencia:-‘conheci-muitos-lugares’


Luzia, Alda e Eline percorreram mais de 435 quilômetros em Caminhadas na Natureza promovidas no Paraná. Caminhadas da natureza fomentam turismo rural  
Luzia Poloni, de 69 anos, Alda Maria de Souza, de 61, e Eline Scheffer, de 58, dividem uma mesma paixão: caminhar por diferentes lugares do Paraná. Em 2022, as três amigas conquistaram o pódio de quilômetros somados nas Caminhadas na Natureza promovida no estado durante o ano.
Luzia ficou em 1° lugar por percorrer 493 quilômetros, Alda ficou em 2º, com 489 quilômetros percorridos. Em 3° lugar, Eline após percorrer 436 quilômetros.
Trio de amigas conquistaram prêmio de caminhadas promovidas no Paraná
Caminhos do Campo/RPC
Eline conta que ela e as amigas começaram a participar das Caminhadas na Natureza em 2008. O primeiro evento que o trio marcou presença foi em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba.
A paranaense conta que no começo eram poucas caminhadas, cerca de “meia dúzia por ano”. Entretanto, atualmente, as amigas caminham todo final de semana.
Alda explica que sempre gostou de caminhar, mas viu um diferencial nos percursos em meio à natureza. “É o que você vê, o que você percebe em volta. Eu conheci muitos lugares do Paraná que eu não tinha noção que existiam”, afirma.
Amigas começaram a participar das Caminhadas na Natureza em 2008.
Caminhos do Campo/RPC
Encontro de apaixonados
As Caminhadas da Natureza acontecem por todo o estado e atraem participantes de diferentes regiões. Além de incentivar o turismo rural e o desenvolvimento de pequenos produtores por todo o estado, o projeto promove o encontro de apaixonados por caminhadas ao ar livre.
De acordo com Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), responsável por organizar os encontros, em 2022, mais de 156 mil pessoas participaram das caminhadas.
Para Eline a sensação de ter “muito barro para amassar” é única. A amiga Alda compartilha do mesmo sentimento e afirma sempre estar pensando na próxima aventura.
“Uma boa parte dos meus amigos de hoje eu conheci nas caminhadas. Não é apenas caminhar pela questão física. O que mais pega é a questão das amizades, do social, que acaba sendo até mais importante que o aspecto físico”, diz Eline.
Vídeos mais assistidos no g1 PR:
Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.