Folha de SP reconhece que errou ao associar sobrenome tradicional em SC a saudoção nazista

folha-de-sp-reconhece-que-errou-ao-associar-sobrenome-tradicional-em-sc-a-saudocao-nazista

O jornal Folha de São Paulo publicou um texto neste sábado, 27, reconhecendo que erraram ao associar o sobrenome Heil, muito tradicional em Santa Catarina, a uma saudação nazista. A referência havia sido feita em coluna de Giovana Maldalosso, que comentava sobre o telhado de uma residência em Urubici.

Na nova nota, a Folha comentou que a “falta de uma rigorosa checagem de dados, conforme recomenda o Manual da Redação, levou ao erro cometido pelo jornal”. 

Também explicaram que por mais que o termo “Heil” tenha sido muito utilizado por Hitler e seguidores, é um sobrenome tradicional no estado, tendo inclusive políticos famosos, ruas e rodovias batizadas com ele.

Ao fim do texto, também informaram que a colunista que escreveu o texto foi alvo de protestos, críticas e ameaças.

Proprietários do imóvel são de Brusque

Os proprietários da casa citada na coluna são Valmor e Sandra Heil, moradores de Cedro Alto, em Brusque. Eles conversaram com a reportagem do jornal O Município nesta semana e comentaram que pretendiam entrar na Justiça por conta da situação.

“Ninguém conversou com a gente”, lamenta Valmor, sobre a publicação do jornal paulista. Segundo o brusquense, as casas são utilizadas apenas na temporada de inverno, quando eles vão para Urubici para aproveitar o tempo frio. Algumas também são alugadas para amigos.

“Sempre gostamos da Serra e vamos lá desde a década de 1980. Fizemos muitos amigos na cidade e pagávamos hotel quando visitávamos. Então decidimos comprar um terreno. A primeira casa no terreno foi construída há 13 anos”, conta.

Repercussão

Valmor conta que seu bisavô veio da Alemanha para Brusque e, desde então, a família se estabeleceu e nunca mais deixou a cidade.

Por conta da repercussão negativa da reportagem para a cidade, Valmor conta que a prefeita de Urubici, Mariza Costa, entrou em contato e que pretende fazer uma representação judicial contra a jornalista e a Folha de São Paulo.

Além disso, ele e a família também vão entrar com um processo por causa da coluna publicada pela Folha.


Assista agora mesmo!

Prepare em casa um delicioso risoto de camarão com o limão siciliano:

Siga-nos no Instagram
Entre no canal do Telegram
Siga-nos no Google Notícias

The post Folha de SP reconhece que errou ao associar sobrenome tradicional em SC a saudoção nazista appeared first on O Município Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.