Em ano eleitoral, governo Tarcísio teme obstáculo na privatização da Sabesp, dizem fontes

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), observa com cautela uma eventual votação na Câmara de Vereadores de São Paulo, que pode ser realizada nesta quarta-feira (17), sobre a privatização da Sabesp, segundo fontes na Câmara e no Palácio dos Bandeirantes.

Os parlamentares paulistanos analisam, na sessão de hoje, o projeto que prevê a adesão municipal à privatização da companhia.

A análise envolve como a lei da cidade será alterada para permitir a assinatura de contratos após a privatização, e se os vereadores aprovam a continuidade da prestação de serviços da companhia com a capital.

O Palácio dos Bandeirantes articulou, nas últimas semanas, para que o projeto fosse aprovado. Foram realizadas, inclusive, reuniões entre o governador Tarcísio de Freitas, e o presidente da Câmara Municipal, Milton Leite (União Brasil).

À CNN, Milton Leite afirmou nesta quarta que “nós, da base do governo, temos os votos necessários” para aprovar a adesão. “Prova disso foi a aprovação dos requerimentos ontem. A oposição obstruiu tudo que foi possível, mesmo assim mantivemos um quórum mínimo em todas as votações”, disse o presidente da Casa.

Apesar de uma melhoria nas articulações, o resultado ainda preocupa o governo.

A votação ainda é preliminar. Haverá uma segunda sessão sobre o projeto depois das audiências públicas previstas para as próximas semanas.

Entre os fatores que despertam certa preocupação entre aliados de Tarcísio está o fato de 2024 ser um ano de eleições municipais.

O receio é que vereadores se posicionem contra o avanço do projeto para evitar desgaste com eleitores.

Tarcísio diz estar otimista

Questionado nesta quarta sobre as expectativas sobre a aprovação do projeto na capital paulista, o governador Tarcísio de Freitas disse acompanhar o processo na Câmara “com bastante otimismo”

“O clima é bastante favorável. Estamos seguindo à risca todos os cronogramas”, disse o governador.

Com informações de Stêvão Limana

Este conteúdo foi originalmente publicado em Em ano eleitoral, governo Tarcísio teme obstáculo na privatização da Sabesp, dizem fontes no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.