‘Homem-Aranha: Através do Aranhaverso’ terá vários mundos: ‘Uma das maiores equipes de animação de todos os tempos’, diz diretor

‘homem-aranha:-atraves-do-aranhaverso’-tera-varios-mundos:-‘uma-das-maiores-equipes-de-animacao-de-todos-os-tempos’,-diz-diretor

Quase cinco anos depois do sucesso do primeiro filme, várias versões do Homem-Aranha e da Mulher-Aranha se encontram para uma aventura em múltiplas dimensões. A correspondente Sandra Coutinho visitou os estúdios de animação. ‘Homem-Aranha: Através do Aranhaverso’ terá vários mundos
Em 2018, o visual grafitado e o ritmo vertiginoso de “Homem-Aranha no Aranhaverso” sacudiram o mundo dos filmes de super-heróis — e renderam o Oscar de melhor animação no ano seguinte. E o volume dois da saga continua explorando universos múltiplos, numa aventura com “aranhas” de várias dimensões: tem até gato aranha!
Para voltar às telas com “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”, os diretores decidiram ir ainda mais longe.
“O primeiro filme se passava em apenas um universo. Agora, a gente construiu cinco, seis mundos! E isso equivale a fazer cinco ou seis filmes ao mesmo tempo. Foram quase mil pessoas trabalhando. Provavelmente, uma das maiores equipes de animação de todos os tempos”, conta o diretor Kemp Powers.
Com a tecnologia de hoje, quase tudo é possível no mundo da animação, mas o caminho entre as ideias e as salas de cinema é longo e começa num estúdio de animação em Los Angeles.
O Craig fez o storyboard, um quadro a quadro que transforma as palavras do roteiro em traços. Aí ele passa tudo para o computador. Depois, vem o 3D, a luz, a cor. “A tecnologia pode ser a mais louca, a mais chamativa. Mas não surte efeito algum se as pessoas não se conectarem emocionalmente com os personagens”, diz Craig Berry.
Quem vai nos conectar de novo com o Aranhaverso são Miles e Gwen, dupla adolescente que navega por diversas dimensões, onde vão enfrentar o próprio destino e todas as versões anteriores do Homem, e da Mulher-Aranha.
Peter Parker está bem diferente. O protagonista Miles Morales também está mais maduro. O ator Shameik Moore, a voz por trás do Homem-Aranha negro e latino do Brooklyn, conta que no novo filme o Miles surge meio entediado com rotina de super-herói.
“Miles está em busca de novos desafios, novos vilões, novas dimensões. Nesse filme, ele descobre como usar a máscara dele – é algo que todos nós precisamos fazer como humanos. Encontrar essa impressão digital que nos faz únicos”, relata Shameik Moore.
Nos cinemas, quem faz a voz da Gwen é a atriz Hailee Steinfeld. “Eu amo o Miles, claro. O Peter B., Jessica Drew. Mas eu diria que o Punk-Aranha é meu novo favorito”, conta.
Quem dá voz ao Punk-Aranha é o ator britânico Daniel Kaluuya. “Dizem que, na Inglaterra, o sotaque muda a cada 30 quilômetros. Cada área tem suas próprias gírias. Londres é um caldeirão de culturas, como Nova York, e eu quis trazer esse sotaque híbrido, que vai se formando dessa mistura”, relata.
Veja todos os detalhes do novo filme na reportagem em vídeo acima.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.